Documentos da Escola

Minimizar
 
Ao construir o Projeto Educativo de Escola, pretendemos desenvolver um processo de identidade da nossa escola, para podermos assumir e exercer a nossa autonomia que nos é reconhecida como instituição; pretendemos também definir as linhas de ação a desenvolver no horizonte temporal a que se destina.

Assim, o PEE apresenta-se como um trabalho coletivo: refletimos, identificamos problemas, avaliamos resultados, cooperamos nas soluções, mobilizamo-nos à volta de objetivos comuns, perspetivando o futuro.

Este trabalho será a imagem da escola e de toda a comunidade – dos que nela exercem a sua ação educativa e dos que nela recebem a sua formação.

 

Adenda ao PEE 

 

 
 

O Regulamento Interno da Escola Básica de 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de São Jorge pretende dotar a mesma de um instrumento legal que permita a regulamentação de toda a vivência escolar e a definição do regime de funcionamento, dos seus órgãos de administração e gestão, das estruturas de orientação educativa, dos serviços de apoio educativo, e dos direitos e deveres dos membros da comunidade escolar, com respeito pelos princípios defendidos no regime legal da autonomia das escolas de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo.

O Regulamento Interno é um instrumento regulador, do processo de autonomia da nossa Escola, colocado à disposição de toda a comunidade educativa. A aplicação do presente regulamento deve ser encarada como um indicador, a respeitar por todos, de forma a contribuir para uma boa relação entre os membros da comunidade educativa.

                                                                                                                                                                                                            (Última revisão-setembro 2017)

 

 

 

 

 

 

O Plano Anual de Atividades é um instrumento de organização e gestão da escola, contextualizando as diversas atividades a desenvolver ao longo do ano letivo, com objetivos pedagógicos, em articulação com o  Projeto Educativo de Escola.

 

 

 
 
 
 

O presente Plano TIC é um projeto anual e contempla um conjunto de atividades/situações de aprendizagem subordinadas a um único tema/área das tecnologias educativas que  são desenvolvidas ao longo do ano letivo.  Existe uma articulação entre o Plano TIC e o Projeto Educativo da Escola.

 

 

 

 

O Plano de Prevenção e Emergência da nossa escola constitui um instrumento simultaneamente preventivo e de gestão operacional.

Com a sua elaboração temos como objetivos dotar a escola de um nível de segurança eficaz, limitar as consequências de um acidente, sensibilizar para a necessidade de conhecer e rotinar procedimentos de autoproteção a adotar, por parte de professores, funcionários e alunos, em caso de acidente, co-responsabilizar toda a população escolar no cumprimento das normas de segurança e preparar e organizar os meios humanos e materiais existentes, para garantir a salvaguarda de pessoas e bens, em caso de ocorrência de uma situação perigosa.

 

 

 

 

 

A Direção Regional de Inovação e Gestão elaborou um Balanço Social com dados constantes do formulário anexo ao Decreto Legislativo Regional nº 40/2008/M.

 

Para efeitos, publica-se o Balanço Social 2015 da EB1/PE/C de São Jorge.

Documentos Orientadores para o Pré-Escolar e 1ºCiclo

Minimizar
 TitleCategorySize Description
PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área da Matemática 145,57 KBDescarregarÉ na educação pré-escolar que as crianças começam a construir a sua relação com a Matemática, aspecto fundamental no desenvolvimento das aprendizagens futuras.
PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita 91,07 KBDescarregarNo final da educação pré-escolar, espera-se que as crianças mobilizem um conjunto de conhecimentos linguísticos determinantes na aprendizagem da linguagem escrita e no sucesso escolar. Pela sua importância, salientam-se a capacidade de interacção verbal.
PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área da Formação Pessoal e Social 97,63 KBDescarregarA definição de metas finais para a área Formação Pessoal e Social integra-se no espírito com que esta área é apresentada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, que a diferenciam pela sua importância e intencionalidade próprias.
PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área do Conhecimento do Mundo 157,77 KBDescarregarA área de “Conhecimento do Mundo” abarca o início das aprendizagens das diferentes ciências naturais e humanas, no sentido do desenvolvimento de competências essenciais para a estruturação de um pensamento científico cada vez mais elaborado.
PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área das Tecnologias de Informação e Comunicação 87,60 KBDescarregarEstas metas de arendizagem, constitui um quadro de referência que permite clarificar e situar as aprendizagens que asseguram à criança condições para abordar com sucesso a etapa seguinte.
PRÉ-ESCOLAR: Metas de Aprendizagem da área das Expressões 226,91 KBDescarregarA apresentação das metas para as “Expressões” baseia-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar integrando, as Expressões Motora, Plástica, Musical e Dramática que surge, como se explica na introdução própria, com a designação de Expressã
1ºCICLO: Metas de Aprendizagem em TIC 55,08 KBDescarregarAs metas de aprendizagem aqui apresentadas explicitam as competências que os alunos devem evidenciar no final do 1º ciclo, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
1ºCICLO: Metas de Aprendizagem da Matemática 1,48 MBDescarregarO presente documento descreve o conjunto das metas curriculares da disciplina de Matemática que os alunos devem atingir durante o Ensino Básico, tendo-se privilegiado os elementos essenciais que constam do Programa em vigor. Os objetivos gerais, completad
1ºCICLO: Metas de Aprendizagem da Língua Portuguesa 720,42 KBDescarregarAs Metas na Aprendizagem da Língua Portuguesa foram construídas como referenciais de aprendizagem em cada ciclo escolar, espelhando uma continuidade articulada e progressiva ao longo da educação básica.
Acordo Ortográfico 3,26 MBDescarregar“Até aqui já se disse, escreveu e continua a dizer-se e a escrever quase tudo e o seu contrário sobre e contra o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; o que importa, agora[após a sua ratificação e promulgação],é efectivamente começar a praticá-lo"
1ºCICLO: Programa de Português do Ensino Básico 1,93 MBDescarregarO novo Programa de Português do Ensino Básico(PPEB) entra em vigor no ano letivo de 2011/2012, para os 1.º, 2.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, de acordo com o disposto na Portaria n.º 266/2011, de 14 de Setembro.
1ºCICLO: Programa de Matemática do Ensino Básico 640,75 KBDescarregarNovo Programa de Matemática do Ensino Básico, é um documento único que engloba para cada um dos ciclos do Ensino Básico os objetivos, os temas matemáticos, as orientações metodológicas e aspetos ligados à gestão curricular e à avaliação.
EB1/PE/C de São Jorge