terça-feira, dezembro 11, 2018

Matemática

 

Notícias

Minimizar
Atividade do grupo de Matemática 3.º Ciclo e Secundário - 9 de maio de 2017

 Palestra

A Minha Bicicleta Calcula Áreas

  

No passado dia 4 de abril, os alunos da disciplina de Matemátia A do 10.º, 11.º e 12.º anos do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, assistiram à palestra "A Minha Bicicleta Calcula Áreas" proferida pelo matemático divulgador da ciência e autor e apresentador do programa “Isto é Matemática”, Rogério Martins, na Universidade da Madeira (UMa) no Auditório da Reitoria, Colégio dos Jesuítas.
O Prof. Doutor Rogério Martins falou sobre bicicletas, máquinas, pedais e, claro, de Matemática. O orador demonstrou que Sherlock Holmes também se enganou, pelo menos em matéria de bicicletas. Caso para dizer: "Não tão elementar meu caro Holmes!"
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de ver ao vivo o estranho caso da bicicleta que sabe calcular áreas.

 

 

Atividade do grupo de Matemática 3.º Ciclo e Secundário - 9 de maio de 2017

Exposição: "Os 6 Números Especiais da Matemática"

Na Matemática não existem apenas propriedades, fórmulas e regras, existem alguns números especiais. O conceito de número na sua forma mais simples é abstrata e intuitiva; entretanto, foi objeto de estudo de diversos pensadores. Pitágoras, por exemplo, considerava o número a essência e o princípio de todas as coisas; para Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX, o conceito numérico apresenta-se "como a ciência do tempo puro".
Existem alguns números especiais. O mais famoso deles é o número π. Menos conhecido que o π é outro número, o Φ, depois vem o número de Neper, o e, o número complexo i, seguidos pelos números naturais 0 e 1.

Neste âmbito, O Grupo de Matemática 3.º Ciclo e Secundário, realizou uma exposição intitulada "Os 6 Números Especiais da Matemática" com os trabalhos elaborados pelos alunos do 3.º Ciclo, CEF´s, Secundário (Regular e Profissional). Tal atividade, decorreu entre os dias 24 e 28 de abril, no hall de entrada da escola. 

 

 

 

Atividades do grupo de Matemática - 9 de março de 2017

 Atividades Matemáticas - Prof. Belmiro Costa

Realizou-se no passado dia 20 de fevereiro, pelas 14 horas, na biblioteca da nossa escola, uma palestra destinada aos alunos do Curso de Ciências e Tecnologias do 10.º, 11.º e 12.º anos. 
Esta palestra foi proferida pelo Prof. Belmiro Costa, autor dos manuais escolares adotados para os referidos anos. 
Durante a sua intervenção o Prof. Belmiro Costa, deu a conhecer as principais mulheres matemáticas e detalhou alguns factos da biografia dessas mulheres notáveis que, vencendo preconceitos e obstáculos, destacaram-se e tiveram os seus nomes gravados na história da Matemática, indo onde poucos homens foram capazes de chegar. Esta exposição foi intercalada com atividades práticas que envolveram a participação dos alunos.
Por fim, houve um convívio entre todos os intervenientes na cantina da escola.

 

 

 

Notícias - 27 de janeiro de 2016

Descoberto o novo maior número primo (e tem 22 milhões de dígitos)

 

Chamado M74207281, o novo maior número primo conhecido foi anunciado esta semana pelo investigador Curtis Cooper, voluntário de um grupo de estudos de números primos chamado GIMPS – Great Internet Mersenne Prime Search.

Os números primos são números naturais que só podem ser divididos de forma exacta (com resto zero) por 1 e por si próprios.
Os número primos mais pequenos são o 1, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23 … mas quanto maior o número, mais difícil se torna encontrar o primo seguinte.
Segundo um anúncio publicado no site do GIMPS, o maior número conhecido desta família passou agora a ser o 274,207,281-1, que tem mais de 22.338.618 dígitos – mais cinco milhões de dígitos do que o anterior número primo mais longo.
Se alguém quisesse recitar este número à velocidade de 5 dígitos por segundo, e conseguisse estar 24h por dia sem dormir, demoraria mais de 8 meses a acabar a récita.

 

 ler mais ...

3D - 5 de janeiro de 2015

Toro

Em Geometria, o Toro é, em linguagem popular, um objeto cuja forma é um donut. Mais precisamente, o Toro é um sólido de revolução gerado pela rotação de um círculo de raio  num espaço tridimensional em torno de um eixo coplanar à uma distância  do seu centro.
 
A forma do toro depende do sinal da expressão :
 
  • R = 0: O toro é uma esfera, pois o eixo de rotação é um dos diâmetros do círculo;
  • R < r: O toro diz-se "cruzado" e toma a forma de uma abóbora;
  • R = r: O toro diz-se "colar sem abertura";
  • R > r: O toro diz-se "aberto" e assemelha-se à um donut.
 
 
A equação algébrica de um toro é da forma    em que   

 

 

3D - 16 de outubro de 2014

Tira de Moebius

A tira de Moebius é uma superfície que possui apenas um lado e com uma componente de fronteira. Ela tem a propriedade matemática de ser não orientável. A tira de Moebius foi descoberta independentemente pelos matemáticos alemães August Ferdinand Möbius e Johann Benedict Listing em 1958 .
Pode-se realizar um modelo em papel de forma simples: recortando uma tira, fazendo uma meia-volta à tira e colam-se as extremidades, dando a sua forma característica.
A tira de Moebius possui várias propriedades curiosas. Cortando a tira longitudinalmente e ao meio desta, aparece uma outra tira (não é uma tira de Moebius porque tem duas faces) mas com o dobro do comprimento da original. Cortando a tira longitudinalmente e com um terço da sua largura, obtemos duas tiras encaixadas, sendo uma mais pequena que a outra. A menor é uma tira de Moebius e a maior não.
 
A tira de Moebius possui muitas aplicações, nomeadamente na arquitetura, design e engenharia.
 
Estádio Aviva (Dublin - Irlanda)
 
 Ponte Moebius (Bristol - Inglaterra)
 
Carro Moebius (Tommaso Gecchelin - segundo prémio do International Car Design Contest 2010)
 
   

 

A equação algébrica para a tira de Moebius clássica de grau 6  é:

 
 

Atividades do grupo de Matemática do 3.º Ciclo/Secundário - 14 de maio de 2014

Exposição de Matemática

Entre os dias 5 e 9 de maio, no hall de entrada da nossa escola, estiveram expostos alguns trabalhos realizados pelos alunos do 8.ºE, CEF Operador de Informática T2 - 1.ºAno, CEF Ação Educativa T2 - 1.ºAno, 10.ºA e 12.ºA, no âmbito da disciplina de Matemática.
Os trabalhos abrangiam as seguintes temáticas: Isometrias, Sólidos platónicos e triângulo de Pascal.

 
 



CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia