You are here:   Home

Projeto Parlamento Jovem Regional- 3.ª REUNIÃO PREPARATÓRIA

26-04-2023 | EBPCruz

Projeto Parlamento Jovem Regional- 3.ª REUNIÃO PREPARATÓRIA

A 3.ª Reunião Preparatória, agendada para as 9:30 do dia 15 de março de 2023, na Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no Funchal, iniciou-se um pouco mais tarde devido a alguns constrangimentos com trânsito. Inicialmente, procedeu-se à apresentação dos projetos de cada escola, sendo a primeira das quatro, a Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, cujos efetivos são Francisco Rodrigues e Susana Andrade. Posteriormente, a Escola Básica Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, que teve como representantes os efetivos Joana Nóbrega e Valentina Gouveia. Seguiu-se o Colégio de Santa Teresinha, que teve o seu projeto de recomendação, bem como as medidas, apresentados pela Constança Pereira e pelo Pedro Gaspar. A última escola a ter o seu projeto exposto pelas efetivas Mariana Assunção e Diana Vieira, foi a Escola Básica do Porto da Cruz. Posteriormente, cada uma das escolas teve oportunidade de proferir, no máximo, duas questões aos quatro estabelecimentos de ensino acerca das medidas propostas nos seus Projetos de Recomendação, subordinado ao tema abordado na XXVIII edição deste projeto, nomeadamente “A saúde mental nos jovens”. Feitas as devidas questões e esclarecidas as medidas de todos os projetos, a próxima fase seria a votação do projeto que mais cativou os efetivos. Apurados os votos pela Mesa, foi comunicado que o projeto que obteve mais votos a favor e menos contra pertencia ao Colégio de Santa Teresinha. Após um breve intervalo de 15 minutos, retomou-se a reunião com as propostas de substituição de uma medida e/ou de adendas às existentes entregues à Exma. Presidente de Mesa, decorrentes de discussão prévia entre os jovens deputados de todas as escolas e os respetivos suplentes. Procedeu-se, então, à votação das mesmas. Seguidamente, a Presidente de Mesa questionou os jovens deputados efetivos acerca da sua intenção de candidatura a deputados para a Reunião de Comissão. Uma vez que apenas 5 elementos se queriam candidatar, não foi necessária votação, pelo que todos eles foram eleitos ao cargo. Finalmente, terminada a última fase da reunião, foram feitas as devidas despedidas, quer entre os alunos de cada escola, quer entre os representantes da Mesa. À saída da escola, foi tirada uma foto de grupo com todos os participantes. Pelo jornalista Diogo Abreu, 9.º2.