You are here:   Home
  |  Entrar

Perspetivando o Futuro: Atividades de Desenvolvimento Vocacional dos Alunos de 9.º Ano

12-06-2023 | EBPCruz

Perspetivando o Futuro: Atividades de Desenvolvimento Vocacional

Os nossos alunos finalistas deparam-se, no decorrer deste terceiro período, com as tarefas de conclusão do ensino básico. Com o final do 9.º ano, impõe-se a escolha da próxima etapa de ensino - no secundário ou equivalente, com as implicações que daí resultam no seu projeto de carreira e de vida.

Assim, torna-se imperativo desenvolver atividades de forma intencional, estruturadas para promoção e composição das várias vertentes a considerar no desenvolvimento vocacional, para que se concretizem tomadas de decisão fundamentadas e à medida de cada um. Após as atividades nas turmas, durante o segundo trimestre letivo, chegou o mês de abril e com ele o momento de sair de sala de aula para mais vivenciar e aprender. Aproveitando as “Portas Abertas” do Instituto para a Qualificação, IP-RAM, foram visitados os espaços formativos da Escola Profissional Francisco Fernandes e do Centro de Formação da Madeira, onde os discentes tiveram oportunidade de contacto com a realidade do ensino profissional e com as vivências de jovens formandos.

Ao longo do mês de maio decorreu a V Edição das “Conversas com o Futuro”, constituída por um ciclo de conferências, nas quais são evidenciadas as várias trajetórias do sistema educativo português e proporcionado o contacto com profissionais de vários sectores. A sessão de abertura decorreu com a presença da Dra. Carla Costa, em representação do Gabinete de Ensino Superior e a Dra. Filipa Mota, da Universidade da Madeira.

Nas sessões seguintes, os alunos puderam contar com a presença do Sr. Subcomissário Oliveira e do Chefe Chícharo, da Esquadra da PSP de Machico, e, ainda, com a Eng.ª Luísa Gouveia e o Eng.º Roberto Jesus, da Ordem dos Engenheiros. Este ciclo finalizou com a apresentação, pela Dra. Sílvia Mendes, do funcionamento e oferta formativa da Escola Profissional Atlântico.

Os discentes evidenciaram satisfação nestas conversas cerca do seu futuro, também por terem tido a oportunidade de as desfrutar na nova Sala do Futuro da Escola. Das atividades planificadas decorreram, por fim, as visitas às Escolas Secundárias mais próximas, sitiadas em Machico e em Santana, nas quais os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e a oferta educativa/formativa para o próximo ano letivo.

Abaixo, deixamos alguns registos fotográficos destas ações promotoras de treino de atitudes e comportamentos de exploração dos percursos educativos/formativos e do mundo do trabalho, essenciais ao seu desenvolvimento vocacional e com implicações no desenho do seu projeto de vida.

Direção de Turma do 9.ºAno | Serviço de Psicologia e Orientação