You are here:   Home

TSF 2019

12-05-2019 | EBPCruz

Turmas sem Fronteiras 2019

Jogos… trambolhões… seriedade… competição…. divertimento… desafios… choros... quedas… risos… brincadeiras… espírito competitivo… prémios... e … tantas outras emoções e sentimentos que foram despoletados pelos jogos “Turmas sem Fronteiras”, na Escola do Porto da Cruz, nos concorrentes e nos espetadores.

E… esta 8.ª edição não foi exceção, pois voltámos a vivenciar todas estas experiências, no pavilhão gimnodesportivo do Porto da Cruz, no pretérito dia 5 de abril, nessa atividade que encerra o 2.º período letivo e que envolveu os alunos do pré-escolar passando pelos 1.º, 2.º e 3.º ciclos incluindo turmas EFA, professores e até encarregados de educação. Uma festa digna de se ver!

Não obstante todas estas emoções, fomos ainda presenteados com dois momentos inéditos e inesperados. O primeiro foi o “Flashmob” - surpresa que mobilizou a maioria dos alunos e alguns professores, e o segundo foi a demonstração de Boccia, por parte de alguns atletas do Sporting Clube Santacruzense e da Associação Desportiva de Machico que pretendeu difundir esta atividade junto da nossa comunidade educativa.

Um outro momento alto da nossa festa foi o hastear “simbólico” da Bandeira do Eco-Escolas ao som do Hino da nossa Escola, interpretado pelos alunos do 5.º ano, no pavilhão gimnodesportivo do Porto da Cruz (pois o tempo condicionou-nos), que nos foi atribuída, pelo 8.º ano consecutivo, pelas nossas boas práticas ambientais. Ainda no decorrer desta especial cerimónia fomos brindados com uma pequena dramatização da canção Gota a Gota, por parte dos alunos do pré-escolar. Ao longo desta solenidade, pudemos contar com as presenças do Senhor Secretário Regional da Educação, Dr. Jorge Carvalho, e da Dr.ª Sofia Silva, representante Regional do Programa Eco-Escolas, que muito nos honraram.

No epílogo da festa houve ainda lugar à entrega de prémios do campeonato interno de “Jogos Matemáticos 2019” que foram elaborados e impressos em formato 3D pelo clube de EPC-Robotics, tendo sido agraciados os alunos Afonso, Rodrigo e Soraia do 3.º ano e Açu, Maria e Mariana do 5.º ano.