You are here:   Home
  |  Entrar

PROJETO ERASMUS+ KA229 – MOBILITY C1: GREECE

11-12-2019 | EBPCruz

PROJETO ERASMUS+ KA229 – Creating Employment in Sustainable Tourism as a Source of Wealth for the Community (CESTSWC) – MOBILITY C1: GREECE

Na semana de 24 a 30 de novembro 2019 teve lugar a primeira mobilidade no âmbito do referido projeto europeu, no qual a escola está envolvida como parceira e que será desenvolvido ao longo deste ano letivo e do próximo. Desta feita, o destino foi a localidade de Nea Peramos, na Grécia, onde os anfitriões prepararam uma receção calorosa aos grupos provenientes dos restantes países envolvidos, nomeadamente, da Espanha (escola coordenadora), da Itália, da França, da Eslovénia e de Portugal, ou seja, o nosso.

O programa semanal incluiu atividades bastante diversificadas e interessantes, que proporcionaram momentos de grande entrosamento tanto entre alunos como entre professores. Exemplos disso foram: a atividade inicial de “ice-breaking”, que implicou pequenos diálogos em grupos para que as pessoas começassem a interagir e a conhecer-se melhor, a preparação das dramatizações elaboradas por cada país a partir do mito do conflito entre a deusa Atena e o deus Poseidon (que tivemos o privilégio de assistir num teatro da época do Império Romano) e a produção de uma campanha de marketing, em diferentes suportes, de um produto, pois todas elas implicaram a formação de grupos com pelo menos um elemento de cada país. Acrescente-se ainda os vários momentos de convívio entre alunos fora do programa oficial, organizados pelos alunos gregos, os quais foram, eles próprios, excelentes anfitriões.

Para além disso, as excursões a locais históricos, a museus, monumentos e a uma fábrica de produção de azeite, entre outras, contribuíram para que esta fosse uma experiência enriquecedora a vários níveis, permitindo que os alunos adquirissem e constatassem conhecimentos de uma forma muito mais motivadora, para não falar no desenvolvimento das suas competências linguísticas, comunicativas e sociais, principalmente no que à língua inglesa diz respeito.

Julgo que os nossos alunos do 9.º ano, Angel Davide, Luís Gabriel, Bruno Cristiano e Simão Mendes, viveram uma experiência que dificilmente esquecerão, marcada por novos conhecimentos, o contacto com outras culturas e o nascimento de novas amizades. Anseiam agora receber os outros parceiros cá na nossa região, quiçá reencontrar alguns amigos e fazer novos, o que acontecerá já em abril do próximo ano.

Professores acompanhantes:

Ana Priscila Aveiro