|
Por admin.colegiosteresinha Em
29/11/2020 10:40
|
Por admin.colegiosteresinha Em
29/11/2020 10:20
Orientados pela disciplina de educação musical, os alunos do quinto ano de escolaridade foram motivados para a execução de trabalhos apelativos acerca da vida de Santa Cecília, a padroeira da música.
Entre outros dados pertinentes, deram a conhecer que a Santa Cecília era a santa da Igreja Católica com mais basílicas e igrejas na Europa, sendo a padroeira da música sacra, dos músicos e dos poetas. Segundo registos, esta Santa havia cantado a Deus enquanto morria martirizada e, após resistir aos golpes no pescoço, os seus cânticos ainda se ouviam.
E, assim, a vida de Santa Cecília, a padroeira da música, iluminou o terceiro andar do edificío principal, numa criativa exposição.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
29/11/2020 10:07
Também nas atividades extracurriculares muito cá se faz em prol do crescimento integral dos alunos.
Nesse sentido, entre outros objetivos, os alunos do 4.º ano foram motivados, na Expressão Plástica, a criar um penteado para o seu rosto em fotografia.
Aplicando a técnica do lápis de cor e marcadores/ canetas de feltro, elaboraram um trabalho bastante sugestivo. Este será a capa do dossiê onde as tarefas desenvolvidas ao longo do ano serão arquivadas.
Com arte e cor, criam e crescem os alunos em valor!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
22/11/2020 16:55
Por entre mares e oceanos, correntes e ventos, terras e constelações, a bravura dos portugueses fez-nos conhecer o mundo.
Sonhos dos reis concretizados na procura de afirmação política, na conquista de riquezas para alimentar o seu povo, na vontade de cristianizar.
Descer o Atlântico, reconhecer as ilhas, desbravar a costa africana, passar o Cabo das Tormentas... Venha Vasco da Gama que, em nome de El-Rei de Portugal, descobriu o caminho marítimo para a Índia.
Infante D. Henrique, João Gonçalves Zarco, Diogo de Silves, Pedro Álvares Cabral, Diogo Cão e muitos outros que, na sede de conquistar, rasgaram oceanos com naus e caravelas, enfrentaram o medo e os monstros que julgavam existir.
Foi neste espírito de conquista, enaltecidos pelo orgulho de serem portugueses, que os alunos do 8.°ano abordaram, na disciplina de história, o tema da “Expansão Europeia”. Daqui resultaram vários trabalhos que contam as viagens, as descobertas, os feitos, mas, também, testemunham as amarguras das principais nações que se deram à descoberta do mundo. Toda esta ação com a sua partilha enriqueceu saberes e estreitou laços, com a certeza de que muitos marinheiros gritaram: "TERRA À VISTA!".
|
Por admin.colegiosteresinha Em
17/11/2020 15:11
1m2=100dm2
Aliando a ciência do cálculo, a matemática, ao outono, os alunos do quarto C criaram um painel, com um metro de lado, de tons característicos da estação, segundo a lição do metro quadrado.
Cada aluno partilhou o decímetro quadrado que ilustrou na educação plástica para a construção do painel. Aprendeu que cada metro quadrado é formado por 100 quadrados mais pequenos que têm 1 decímetro de lado. Registado ficou que 1 m2 = 100 dm2, entre a magia da estação que antecede a quadra do Menino.
E assim se consolidou, sob cores amarelecidas e folhas caídas, que a unidade principal das medidas de área é o metro quadrado.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
15/11/2020 14:15
|
Por admin.colegiosteresinha Em
15/11/2020 13:53
De mãos dadas uma vez mais, em prol da excelência e da exigência num percurso centrado no sucesso dos alunos, o português e a educação visual dedicaram-se à implementação de um projeto em que os alunos do oitavo de escolaridade, partindo do conhecimento do rosto, da vida e da arte de poetas, escritores portugueses e estrangeiros, criaram um desenho com pontos e linhas e um texto em verso.
Em dezembro, os alunos terão, ainda, a oportunidade de apresentar, oralmente, todo o trabalho de pesquisa realizado neste âmbito. E, assim, também se contemplará o domínio da oralidade.
Colaborativamente, alunos e professores partilham saberes, arte e poesia!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
03/11/2020 14:22
Este ano, sem o habitual magusto com direito a saltar à fogueira, a festa cá se fez. Com alegria, cartuchos recheados de castanhas assadas, acabadas de sair de assadores, e com iguarias características da época em saquinhos de pão por Deus.
Para que a festa se fizesse com alma, muito foi o trabalho orientado em cada sala de aula dos alunos do primeiro ciclo. Primeiro, foram as boas-vindas à estação do outono; depois, foi a lição sobre o ritual do Pão por Deus, a anteceder o Dia de Todos os Santos, o dia dos cristãos de feitos heroicos, a celebrar-se a 1 de novembro. Com estes ensinamentos, trabalhos criativos enfeitam os corredores e as salas de aula com cor e poesia.
Com castanhas e alegria, assim se aqueceu a alma num tempo de esperança, de fé…
|
Por admin.colegiosteresinha Em
03/11/2020 14:09
A assinalar a celebração do Dia das Bruxas, os meninos do primeiro ciclo, orientados pelas professoras de inglês, compuseram e pintaram desenhos inerentes à festa do mundo anglófono.
Na sua simplicidade e criatividade, muitos foram os trabalhos coloridos que enfeitaram os corredores, motivando para o conhecimento da cultura inglesa. Nesse sentido, os alunos dos primeiro e segundo anos empenharam-se em trabalhos para os seus placares; os alunos do terceiro ano construíram e ilustraram uma abóbora em cartolina; os alunos do quarto ano coloriram máscaras e elaboraram um porta-lápis alusivo à temática.
Doces e nada de partidas a marcar a festividade!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
03/11/2020 14:01
No âmbito das áreas de Educação Moral e Religiosa e de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do terceiro ano abordaram a temática sempre atual dos Direitos da Criança.
Depois de registarem um dos direitos no logotipo para os direitos humanos, deram asas à sua imaginação e, com as suas mãos, imprimiram a sua criatividade na pintura do mesmo.
Assim se invocou e conheceu a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, garantindo-lhes que a sua proteção era um dever a cumprir. Entre o direito à família, à saúde e à educação, sublinhou-se o direito de brincar. O direito de ser feliz. Ser criança!
Com direito a distinção, as crianças de terceiro ano aqui partilham a sua arte!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
01/11/2020 16:04
Do verso à prosa, os alunos do quarto ano estudaram, em outubro, o texto literário a partir de obras de autores portugueses, a saber: Versos de Cacaracá, de António Manuel Couto Viana, e História com recadinho, de Luísa Dacosta.
Primeiro, conheceram as histórias contadas em verso, sob a alegria das imagens de Vasco Gargalo. Muitas atividades foram operacionalizadas em sala de aula. Entre outras, a recriação da capa do livro; a declamação de poemas; o desenho de um camaleão, na sequência da leitura expressiva do poema “Originalidades"; a redação de poemas à maneira do poema “Quem sou eu”. Com empenho, dedicação e muita criatividade, os alunos entraram num mundo cheio de cor e magia, habitado por seres divertidos, extrovertidos, assustados, extremamente emotivos, a desafiar miúdos e graúdos.
A narrativa em prosa chegou na voz de uma bruxinha que tenta, na sua inocência, mudar o mundo dos homens. O preconceito quer apagar com alegria e coração. Eis, então, a História com recadinho, criativamente, ilustrada por Cristina Valadas. Os alunos, mais uma vez, empenharam-se nas diversas tarefas orientadas. Começaram pelo estudo da biobibliografia da autora; ouviram a história; resolveram exercícios de compreensão oral; desenharam a personagem principal; preencheram, cooperativamente, a ficha de leitura.
Além desta prática orientada em sala de aula, os alunos foram motivados a realizar outras leituras de forma autónoma, com o intuito de melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. Houve, nesse sentido, espaço para o reconto oral.
E, assim, com textos animados, cheios de ritmo e cor, com muita alegria e humor à mistura, e com ações estratégicas diversificadas, os alunos aprenderam a distinguir o texto poético do texto narrativo, elevando, com efeito, os seus conhecimentos a nível da educação literária.
A ler, ganhamos, partilhamos e somos mais felizes!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
01/11/2020 15:46
A 16 de outubro, com o objetivo de consciencializar os alunos para a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, como promoção da saúde, entre outras questões relativas à nutrição e à alimentação, as turmas do quarto ano confecionaram doces iguarias, depois do registo do texto instrucional no caderno diário, sob um trabalho colaborativo entre as diversas áreas do saber.
Para trabalhar medidas de capacidade, a turma A preparou, primeiro, gelatina de morango, aplicando os conceitos de matemática. Depois, confecionou doce de abóbora e de maçã para deleite de todos. A realçar que a doce e suculenta abóbora foi semeada e colhida na horta pedagógica do colégio.
Já os alunos da turma B fizeram crepes a partir da receita registada, respeitando as medidas de massa e de capacidade dos ingredientes. Por fim, degustaram os crepes que, preparados com tanto carinho, tanta alegria e sabedoria trouxeram!
A efeméride foi celebrada na turma C com a confeção de gelatina de frutos vermelhos e de frutos tropicais. Foi registo a colaboração e o entusiasmo de todos.
A assinalar esta festa, os meninos do pré-escolar também compuseram as suas iguarias, privilegiando-se, uma vez mais, uma alimentação saudável, pautada por valores de partilha.
E, assim, entre doces, também se falou na importância da solidariedade na luta contra a fome, a subnutrição e a pobreza.
Pela partilha é que vamos,
A comer bem, vivemos todos bem!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
01/11/2020 15:29
No mundo atual, torna-se importante dominar as novas tecnologias. Brincando e aprendendo, os nossos alunos do pré-escolar têm feito trabalhos enriquecedores, utilizando novas ferramentas tecnológicas.
Este trabalho contínuo nas salas de aula tem como objetivo socializar os alunos com novos equipamentos, mas, e sobretudo, permitir trabalhar a utilização correta e eficiente destas novas tecnologias e aplicações.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
01/11/2020 15:23
Os alunos do pré-escolar deram as boas vindas ao outono! Foram muitas as atividades que permitiram explorar esta estação do ano e que resultaram em trabalhos de muita cor, de muita brincadeira e, sobretudo, de muita aprendizagem.
Respeitar a Natureza e protegê-la foram os valores mais trabalhados nestas atividades, sabendo que as nossas crianças levarão esta mensagem ao mundo e serão embaixadoras de um mundo melhor.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
01/11/2020 15:09
Os nossos super-heróis do pré-escolar estão prontos para arregaçar as mangas e começar o seu trabalho. Muitas atividades, experiências e brincadeiras os esperam.
Trabalhar os sentidos, o conhecimento e as emoções vão ao encontro de um ano diferente, mas igualmente enriquecedor.
|
|
|