|
Por admin.colegiosteresinha Em
22/12/2020 15:43
A construir um belo enfeite para o pinheirinho de Natal, estiveram os alunos do 4.º ano na atividade extracurricular de expressão plástica.
Recorrendo à técnica do acrílico, usaram, primeiro, o pincel para colorir um anjinho em gesso e a base em madeira. Nesta, utilizaram o acabamento em decape. Por fim, o feltro foi a opção escolhida para o suporte do trabalho realizado.
Tantos foram os ensinamentos colhidos neste projeto. Para além da técnica, confirmaram que os anjos são os mensageiros que anunciam o nascimento do Menino, sendo, por isso, figuras importantes do presépio. São portadores da alegria que tanto se quer nesta quadra e sempre.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
20/12/2020 18:08
Os alunos do 2.º ciclo portaram-se muito bem este ano e o Pai Natal passou no Colégio!
Vivemos um Natal diferente, um Natal que mais do que presentes pede palavras de carinho, amor, confraternização, amizade e calor. Foi isso que nos trouxe o Pai Natal!
No âmbito de uma atividade interdisciplinar, onde se juntaram as disciplinas de Educação Moral Religiosa e Católica, Português e Inglês, escreveram-se mensagens alusivas à época, expressando os mais profundos sentimentos que o momento nos suscita.
Pedimos ajuda ao Pai Natal e fez-se a partilha destas mensagens pelas diferentes turmas. Por entre excitação, gritos e palmas, lá se recebeu o nosso “Velhinho”, que trouxe consigo o correio de Natal.
Também não faltaram os votos de Feliz Natal. Juntando as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês e Português, percorrendo o mundo e culturas, escreveu-se “Feliz Natal” em 77 línguas diferentes.
Merry Christmas (english); Shubho Borodin (bengali); Hristos se Rodi (serbian); Chuc mung giang sinh (vietnamese); Nadelih looan na looan blethen novoeth (cornisch); God Jul (Norwegian);
Feliz Natal (portuguese)…
|
Por admin.colegiosteresinha Em
20/12/2020 18:00
Para entregar em mão ou enviar pelo correio, um postal pode marcar a diferença nesta quadra, em que temos de ser fortes e sensatos, pois a festa terá de ser feita com o menor número possível de familiares e amigos. Porém, podemos acrescentar-lhe amor com uma palavra fraterna escrita num cartão cheio de cor.
Com o intuito de festejar o Natal, as disciplinas de português e de educação moral, religiosa e católica (EMRC), juntaram-se na construção, em sala de aula, de um belo postal de Natal. Primeiro, em português, depois da leitura de poemas de autores portugueses de renome, compuseram versos em que a palavra “Menino” se deveria sentir. Depois, em EMRC, com materiais diversificados, criaram um postal em cartolina, a partir dos versos compostos.
Desta forma, com arte e poesia, fomentou-se o gosto pelo envio de um cartão ilustrado. Que volte esta tradição a arrancar sorrisos e lágrimas, à distância de um abraço, neste tempo de esperança.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
20/12/2020 17:21
Nesta quadra de Natal, a celebração foi também realizada com a lição do Advento junto dos meninos do segundo ciclo.
Aprenderam, assim, que o Advento é o primeiro tempo do ano litúrgico, correspondente às quatro semanas que antecedem o Natal. É um tempo de preparação, de alegria e de esperança, onde os cristãos, a aguardar a vinda do Menino, reconhecem a sua fragilidade, pedem perdão e promovem a fraternidade.
Depois desta aprendizagem, nas aulas de formação pessoal e social, enfeites foram criados em cartolina para embelezar duas árvores de Natal.
Que a gratidão própria deste tempo de preparação perdure ao longo de 2021.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
17/12/2020 08:57
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”, artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Os direitos humanos encontram a sua origem na trilogia que sustentou a Revolução Francesa de 1789, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Na luta por um mundo mais justo e igual, na sede de garantir a dignidade da família humana, no desejo de que a justiça e a paz sejam valores perenes no mundo atual, muitos foram os que lutaram para garantir direitos iguais e inalienáveis, fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
Torna-se, por isso, muito importante que as novas gerações percebam a magnitude desta Declaração, que, em 30 artigos, consegue garantir a dignidade humana, desde que todos, sem exceção, se comprometam com os seus princípios, valores e ações.
Cumprida a missão da Escola no que respeita à transmissão de valores e ao reforço de comportamentos solidários e de valorização humana, os alunos dos 5.º e 6.º anos analisaram, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, daqui resultando trabalhos que refletem a posição e consciência da nossa comunidade educativa. E porque um dos objetivos desta disciplina é a partilha de saberes com toda a comunidade educativa, os trabalhos encontram-se expostos, ilustrando de forma colorida os nossos placares.
Este é o nosso contributo para que as novas gerações façam das orientações desta Declaração Universal uma prática verdadeiramente mundial.
Juntos vamos construir um mundo melhor…
|
Por admin.colegiosteresinha Em
13/12/2020 18:03
Por todo o Colégio de Santa Teresinha, já é Natal! A toda a hora se acrescentam enfeites, se entoam canções ao Deus Menino, se escuta a expressão “Feliz Natal!”. Esta semana foi tempo de decorar os nossos placares e corredores com os trabalhos dos alunos da pré e do 1.º ciclo.
Não falta o presépio, os postais de Boas Festas, as árvores de Natal e as estrelas que nos guiam nesta quadra tão importante e com tanto significado para nós, o nascimento do Menino Jesus.
Trazendo um pouco de cultura popular, lá está a típica lapinha madeirense, mostrando aos nossos alunos o que há de mais característico da nossa terra.
Animemo-nos, o Deus Menino vai nascer!!!
Natal significa nascimento e nós nascemos todos os dias, sempre que acreditamos que a vida acontece em cada momento, em cada experiência, em cada desafio…
Feliz Natal!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
13/12/2020 17:49
Na sequência da leitura e do estudo da obra Saias de Balão, do escritor madeirense, Ricardo Nascimento Jardim, esta semana, os alunos finalistas do nono ano receberam na sua sala de aula, o Dr. Carlos Diogo Pereira, responsável pelo Serviço Educativo do Colégio dos Jesuítas, e o Dr. Paulo Rodrigues, professor de História na Universidade da Madeira e escritor do prefácio do livro em destaque.
Com esta visita, os alunos reviveram os espaços e as personagens que fazem deste romance histórico uma obra interessante e rica de saberes no que toca à sociedade funchalense no século XIX e ao Liberalismo na Madeira. Das classes abastadas e classes humildes, dos bairros às quintas, muito se conheceu, leu e releu neste romance onde o registo escrito de sotaques e expressões madeirenses dão alguma graça. Também tiveram a oportunidade de conhecer o processo da escrita de um prefácio que requer um trabalho minucioso de pesquisa, leitura e releitura da obra.
Para além da lição de Saias de Balão, estes dois convidados, no seu grandioso discurso, estimularam o gosto e o prazer da leitura e os hábitos de leitura. Entre outras obras, realçaram a qualidade de Uma Família Madeirense, de João França, e de Ascensão e Queda das Grandes Potências, de Paul Kennedy, como resposta ao desafio “Um livro da minha vida”.
Continuemos, assim, a ler e a partilhar autores madeirenses!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
03/12/2020 19:53
Sob um fim de semana frio, cá se montou o presépio para celebrar a quadra cristã mais bela, o Natal. O nascimento de Jesus em Belém. O Menino escolhido para salvar o mundo.
Como é costume, no segundo andar do edifício principal, é possível admirar este trabalho colaborativo, onde não faltam as figuras principais do presépio, ricas em brilho e cor, afagadas por cânticos de Natal, a lembrar que é tempo de fraterna comunhão. É tempo delicado… Porém, o amor ao próximo deve dominar a festa em cada altar.
Traga o Natal 2020 a luz que tanto se precisa! A saúde, paz e bem!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
03/12/2020 19:41
Na promoção da música portuguesa, contribuiu o projeto de educação musical, “A nossa música”, junto dos alunos do sexto ano. Estes, criativamente, elaboraram cartazes alusivos a um artista português da sua preferência, na área da música.
Muitos foram os nomes homenageados, a evidenciar: Amália Rodrigues, Ana Moura, Agir, João Pedro Pais, Diogo Piçarra, Xutos e Pontapés, Anjos, Carlos Paião, Carolina Deslandes.
E, desta forma, com a vida e a obra de artistas, fez-se a revisão dos benefícios da nossa música na aprendizagem, na comunicação e na linguagem. Também se aprendeu que, para um percurso de sucesso, o sonho, a determinação e o trabalho não podem faltar.
Ouvir música para conquistar saúde e bem-estar!
|
|
|