Aquando da leitura de obras literárias de autores portugueses de renome, de Luís de Camões a Sophia de Mello Breyner Andresen, admirou-se a descrição física da ação, num palácio, onde o luxo, a elegância e o “antigo” sobressaíram. Também, no estudo de diversos factos históricos verificados na Ilha da Madeira, se fez alusão à riqueza artística e à importância do Palácio de São Lourenço.
Neste sentido, orientados pelas professoras de português e de história, os alunos de nono ano participaram numa visita de estudo ao Palácio durante o mês de outubro. Entre outros objetivos, esta atividade de enriquecimento curricular visou, por um lado, promover o contacto dos alunos com o património cultural e artístico, desenvolvendo capacidades de observação e de organização dos conhecimentos adquiridos em aula; por outro, motivar para a participação no concurso de escrita criativa “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.
A funcionar, na atualidade, como residência do Representante da República e sede do Quartel-general da Zona Militar da Madeira, os alunos fizeram o percurso visitável deste “palácio nacional”, da Entrada/ Porta de Armas à Sala do Jardim, a destacar, pelo interesse demonstrado, a Salão Nobre ou Salão de Baile, o Torreão Sul, a Sala Vermelha, a Sala Verde e a Sala do Baluarte.
E, neste monumento de referência histórica e política da Região Autónoma da Madeira, cá se vai habilitando os jovens com SABERES e VALORES para a construção de uma sociedade mais competente.
À semelhança dos anos letivos anteriores, o Colégio de Santa Teresinha inscreveu-se no projeto Parlamento Jovem Regional. É de sublinhar que esta é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia dirigida a todos os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, da Região Autónoma da Madeira. “A Saúde Mental nos Jovens” é o tema selecionado para a expressão e defesa de ideias.
As atividades desenvolvidas neste projeto passam pelo exercício de simulação do processo legislativo, no qual inclui pesquisa sobre a temática, elaboração de um projeto de recomendação com medidas legislativas e eleição de representantes. A incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais ativa, esta atividade de enriquecimento curricular, entre outros objetivos, pretende divulgar os valores e as práticas democráticas; educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema.
Por CIDADÃOS mais interventivos e EMPREENDEDORES, eis o Parlamento Jovem Regional a desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo dos nossos jovens.