|
Por admin.colegiosteresinha Em
22/01/2023 15:08
Foram gratificantes os momentos de convívio fora da sala de aula vividos pelos alunos do pré-escolar, especialmente a ida à Praça do Município para visitar a Aldeia de Natal. Foram com o grande propósito de colocar no marco de correio a sua carta de Natal ao velhinho de barbas brancas, o tão estimado Pai Natal. Participaram também nas atividades lúdico-pedagógicas oferecidas pelo espaço.
A recordar o encerramento do primeiro período, a ida ao circo por parte dos alunos dos primeiro e segundo ciclos foi um momento de imensa alegria, em que, entre pipocas e algodão doce, puderam apreciar um espetáculo cheio de artistas, ilusionistas, trapezistas, malabaristas e palhaços. Alguns tiveram a oportunidade de participar na atuação dos palhaços e arrancar mais e mais gargalhadas.
Para marcar o fim de uma caminhada repassada de trabalho, os alunos do terceiro ciclo foram ao cinema Cineplace, no Madeira Shopping, para assistir à comédia francesa “Meus Ricos Filhos”, da realizadora Alexandra Leclère. Saboreando doces e salgados, observaram que a família é um tesouro a ser estimado. E constataram que, mais que ter este ou aquele bem material, é importante ser amigo e demonstrar GRATIDÃO.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
22/01/2023 15:04
Neste tempo, ainda se revive os cantinhos de Natal, não fosse o espírito da quadra para se cultivar sempre. Então, no pré-escolar, cada espaço foi criativamente decorado com símbolos de Natal. No primeiro ciclo, as salas, os placares e corredores foram ornamentados com detalhes a lembrar a magia do Natal. Entre o segundo ciclo, é de louvar os vários projetos interdisciplinares que tornaram o segundo andar mais aconchegante. Neste contexto, em educação tecnológica, inglês, português e matemática, na especificidade de cada saber, os alunos desenharam, pintaram, construíram, refletiram, pesquisaram e compuseram sobre os símbolos e enfeites de Natal. Junto dos alunos de terceiro ciclo, tempo houve para a operacionalização do projeto de geografia e de matemática, o “Natal Geométrico”, em que os alunos elaboraram, com materiais diversos, rosas-dos-ventos e sólidos geométricos para decorar árvores de Natal no quarto andar.
Por falar em cantinhos de Natal, em recantos de magia no Colégio de Santa Teresinha, o destaque vai também para o belo presépio que acolhe cada um que chega ao colégio no segundo andar. Neste projeto, os professores das disciplinas de educação visual, educação visual, tecnologia da informação e comunicação e da atividade de robótica prepararam um espaço de Natal único, cruzando o tradicional e o moderno, com recurso à tecnologia.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
22/01/2023 15:00
De novembro a dezembro, o ginásio foi palco de ensaios para as festas de Natal, que ocorreram, com partilha e alegria, entre 12 e 15 de dezembro. Primeiro, foram os meninos e meninas do pré-escolar e do primeiro ciclo a protagonizar um criativo auto de Natal. Depois, a turma do 6.º B representou a história do nascimento de Jesus, com belos cânticos enunciados com a colaboração de todo o ciclo. Por último, os alunos finalistas do terceiro ciclo dramatizaram a tradição inerente ao nascimento do Menino.
Nunca é tarde para reconhecer o bom e o belo que é feito com amor e verdadeira cooperação.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/01/2023 16:52
Orientados pela professora de expressão artística, Marília Sousa, muitas foram as iniciativas desta quadra festiva em que os alunos do quarto ano participaram com talento e espírito de Natal, a destacar o Advento Musical 2022 e o Festival Regional dos Coros Escolares.
Feitas as gravações entre outubro e novembro, no palco do colégio de Santa Teresinha, vinte e cinco alunos do quarto ano inauguraram, a 1 de dezembro, o Advento Musical, com o tema “Natal mais uma vez”, de Luísa Sobral. Trata-se da 3.ª edição do evento, promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) da Direção Regional de Educação (DRE).
A 16 de dezembro, a maior parte dos alunos finalistas de primeiro ciclo do colégio participou no 6.º Festival Regional dos Coros Escolares da RAM, segundo o plano das Festas de Natal e Fim do Ano da responsabilidade da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, na placa central da cidade. Foram muitos os que viram, ouviram e aplaudiram o desempenho dos pequeninos artistas de Santa Teresinha.
Estes eventos visaram, por um lado, reavivar os valores da partilha e da fraternidade que devem nortear o Natal e, por outro, divulgar o trabalho de excelência operacionalizado em cada escola da região, no que tange à expressão artística.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/01/2023 16:51
No âmbito do Projeto Regional de Leitura “Nas asas da LEITURA”, os alunos de nono ano foram motivados a realizar a leitura da obra de José Mauro de Vasconcelos – O meu pé de laranja lima. Nesta iniciativa, desenvolveram várias atividades de domínios distintos da disciplina, sendo possível admirar os seus trabalhos criativos no terceiro andar.
Entre outras ações, apresentaram o reconto oral e a ilustração do capítulo favorito em pares. Apreciaram criticamente a obra e compuseram um “slogan” apelativo do seu conteúdo. Conheceram o coração grandioso do pequeno Zezé que, com tão pouco, em bens materiais, muito era, em doçura e bondade.
Neste Natal, ler para crescer em valores… SER bondoso!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/01/2023 16:48
Nesta quadra, a embelezar os placares do terceiro andar, está uma galeria de trabalhos criativos a lembrar os direitos e os deveres das crianças, não fosse o Natal a festa do nascimento, a celebração da vida. À nascença, a criança começa a ter direitos e deveres também. A sua construção começa a partir do seu primeiro momento de vida.
O nascimento, com amor e educação, serviu de mote para o projeto “Os direitos e os deveres das crianças”, desenvolvido na disciplina de cidadania e desenvolvimento junto dos alunos de sexto ano, quanto ao domínio dos direitos humanos. Depois, de um momento de reflexão e de debate sobre a área em estudo, em trabalho de pares, privilegiando a partilha e a interajuda, ilustrou-se, com materiais diversos, um dever ou um direito, atribuído aleatoriamente.
Entre estes e outros direitos ilustrados: a família unida, a proteção, a higiene, a educação, o lazer, a saúde, a liberdade, a identidade, fez-se o apelo à não discriminação. Quanto aos deveres das crianças, ressalvou-se a importância de ser amável, de ser responsável, de ser amigo, de saber ouvir, num conjunto de boas atitudes.
Neste contexto, os alunos foram encorajados a desenvolver e a pôr em prática os valores da responsabilidade e do respeito, tendo por base os seus direitos e deveres, em função do bem comum.
Com os direitos e os deveres das crianças em ação, faz-se o Natal dentro do nosso coração.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/01/2023 16:45
No âmbito da disciplina de português, a turma do sétimo C participou na biblioteca de turma. Num dos cantinhos da sala, decorado a preceito, faz-se a promoção deste projeto, a fim de estimular o gosto dos alunos pela leitura.
Para acompanhar os alunos nesta aventura pelos livros, surgiu o Casquinha, a mascote da biblioteca. Presença constante na sala do sétimo C, este macaquinho simpático promove o livro e a arte de ler.
Neste contexto, os alunos com requisições de livros mais assíduas receberam um prémio. Parabéns, assim, para o Francisco Fernandes e para a Inês Ribeiro! Que o grande Francisco possa ler a sua próxima aventura acompanhado de um leitinho quentinho servido na sua caneca e que o porta-chaves recebido pela linda Inês guarde a chave de uma vontade imensa de aprender com as letras.
Nas “asas da imaginação”, a formar leitores mais competentes e felizes, segue este projeto enriquecedor, tão próximo dos alunos.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/01/2023 16:40
Foi a 12 de dezembro de 2022 que 153 alunos dos segundo e terceiro ciclos se apresentaram para a prova de corrida – corta-mato, que ocorreu nas imediações do Colégio de Santa Teresinha.
Além da promoção dos valores olímpicos: excelência, respeito e amizade, esta atividade serviu para fomentar a atividade física, essencial para uma vida saudável, e apurar os melhores para a fase regional.
Depois da seleção através da aplicação dos testes de aptidão física, os alunos conheceram o percurso e foram consciencializados para o cumprimento das regras inerentes ao evento, que é constituído por seis provas: duas com o percurso mais curto para o escalão de Sub 12 / Infantis1 (femininos e masculinos); duas para os escalões de Sub 14/Infantis 2 (femininos e masculinos); e duas com percursos mais longos para os escalões de Iniciados, Juvenis (femininos e masculinos).
Para a realização da prova, a colaboração da Polícia de Segurança Pública foi determinante, com agentes e diversos veículos, fazendo da experiência um momento único e seguro.
A organização, finalmente, ressalvou o empenho, a dedicação, a responsabilidade e o espírito de superação de cada participante, cumprindo-se os valores olímpicos de excelência.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/01/2023 16:37
A 28 de novembro, deu-se início à Semana da Interculturalidade com diversas atividades implementadas pelas disciplinas de educação visual, cidadania e desenvolvimento e português.
A partir da leitura do Diário de Anne Frank, orientada em português, os alunos do oitavo ano, foram motivados para a criação de uma capa para a obra, em educação visual, aplicando o ponto e a linha. Criaram um título e deram boas razões para a leitura da obra, na aula de português, entre outras práticas de leitura e escrita. Em cidadania e desenvolvimento, escreveram o resumo e partilharam a passagem mais impressionante da obra. Trabalharam os direitos humanos e as religiões. Por último, deram vida ao desafio “#inclusão” com a ilustração de uma máscara em cartão. Foram premiadas as máscaras mais criativas.
Nesta semana, estiveram também em exposição os trabalhos operacionalizados pelos alunos de sétimo ano na aula de cidadania e desenvolvimento, no âmbito dos Direitos Humanos. Recriaram caixas de cartão, a partir da seleção e ilustração de um direito humano.
A fomentar a interdisciplinaridade, valorizou-se, com a Semana da Interculturalidade, a diversidade cultural, tendo como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/01/2023 16:27
Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos e da música sacra, pois consta que, ao morrer, ela terá cantado a Deus. É uma das santas mais veneradas na Idade Média e destaca-se por ser a santa da igreja católica com mais basílicas em Roma.
Todos os anos, os nossos alunos do 2.º ciclo, orientados pela disciplina de Educação Musical, fazem uma bela homenagem a Santa Cecília e, este ano, não foi exceção.
Recordando a sua biografia e a sua ligação à música, surgiram trabalhos criativos que embelezaram o espaço do Colégio dedicado às exposições.
Desta forma, também foi possível comemorar o Dia da Música, que se celebra a 22 de novembro. O ser humano procurou diversas formas de se expressar e de comunicar emoções e sentimentos, uma dessas formas foi através da música. Cedo se tornou um elemento social e, na atualidade, continua a ser fundamental como entretenimento, mas, sobretudo, como componente do desenvolvimento pessoal e social.
Que Santa Cecília proteja sempre a música que toca no nosso coração!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/01/2023 16:24
No dia 4 de novembro de 2022, realizou-se, em Câmara de Lobos, a fase Final Regional do Torneio MegaSprinter.
Este Torneio é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Atletismo em parceria com a Direção Geral de Educação/Desporto Escolar e tem tido um enorme sucesso a nível nacional.
Ao nível regional, a parceria é assumida entre a Associação de Atletismo da RAM e a Direção de Serviços do Desporto Escolar.
O Torneio MegaSprinter visa motivar e sensibilizar os alunos para a prática do atletismo, envolver a generalidade dos alunos numa atividade competitiva simples a partir das aulas curriculares e reconhecer talentos desportivos.
O desenvolvimento do Torneio MegaSprinter divide-se em três etapas. Numa primeira etapa, toda a população escolar participa na chamada Fase Turma, que acontece durante as aulas de Educação Física. É nesta altura que é feita a primeira seleção. Numa segunda etapa, é realizado o momento interturmas, etapa também conhecida como a Fase Escola, onde se faz a seleção dos alunos que representarão cada estabelecimento de ensino. Numa terceira etapa, os alunos apurados participam na grande Final Regional. Há, ainda, uma Final Nacional, a que os melhores da Região podem aceder; no entanto, ainda não estão asseguradas as condições de financiamento para que tal possa ocorrer.
Na Final Regional, o Colégio participou nas provas de Corrida de Velocidade (40m), no salto em comprimento, no lançamento do Vortex e no lançamento do peso. Estas provas foram disputadas por escalões etários e de género, tendo o Colégio participado nos escalões de Sub12 (Infantis 1); Sub14 (Infantis 2) e Sub16 (Iniciados), com um total de 40 alunos. É de realçar a dedicação e o empenho dos alunos nesta participação.
Os resultados foram muito satisfatórios, tanto a nível individual como coletivo. Assim, na Classificação Coletiva, é de sublinhar o 2.º lugar nos Sub-12 (infantis 1), o 1.º lugar nos CST Sub14 (infantis 2) e o 4.º lugar nos CST Sub16 (iniciados).
Pela formação integral dos jovens alunos, mobilizou-se o Colégio de Santa Teresinha para a participação nesta prática desportiva, que teve em conta, certamente, a motricidade, a condição física, a saúde, a autoestima, o espírito de entreajuda e a cooperação, entre outros valores.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
02/01/2023 16:14
Entre 7 e 18 de novembro, o resultado do trabalho colaborativo entre educação visual e português, intitulado “Da crítica social à poesia visual”, foi partilhado no terceiro andar do edifício principal.
Foram vários os temas selecionados pelos alunos finalistas, a destacar, entre outros, a corrupção, a poluição, a violência doméstica, a guerra, a depressão, a ansiedade, o abandono de animais, o tabaco, o álcool, o “bullying”, a desigualdade social.
Promover o gosto pela poesia visual, relacionar a expressão escrita com a expressão visual e desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo, foram alguns dos objetivos concretizados neste projeto.
A partir da redação de versos, compuseram uma poesia visual, onde o traço, a cor e a palavra deram voz ao mundo que os rodeiam, de forma responsável e consciente.
|
|
|