|
Por admin.colegiosteresinha Em
22/02/2023 15:20
Por uma vida saudável e feliz, aqui se trabalha na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Assim, foi altura de partilhar com a comunidade escolar alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 3.º ciclo nesta disciplina.
No âmbito do domínio de trabalho “Saúde”, os alunos do 8.º ano exploraram o tema dos vícios e da forma como podem ser prejudiciais à vida humana. Neste sentido, elaboraram cartazes informativos, com o apelo ao combate do flagelo que é uma vida pautada por um comportamento que não se consegue controlar. Incidiram, especialmente, no vício do álcool, tentando desmistificar alguns mitos associados ao consumo desta substância. Este trabalho foi realizado em parceria com a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Inserido no mesmo domínio de trabalho, os alunos do 9.º ano, e tendo por mote “Quem te ama não te agride”, trabalharam o tema da violência no namoro. É de sublinhar que este tema é muito atual e a sua abordagem é de suma importância junto dos jovens, numa perspetiva de política de prevenção. Com este projeto, operacionalizou-se uma exposição de cartazes, com “slogans” bem apelativos, a fim de sensibilizar a comunidade educativa para a violência no namoro e alertar para comportamentos que, justificados como sendo de amor, nada mais são do que violentos e agressivos.
Cumprindo a sua função, a Cidadania e Desenvolvimento provou ser, mais uma vez, parte fundamental do currículo para garantir uma formação que ser quer integral, pautada por valores, como a responsabilidade, a cidadania, a reflexão e a integridade.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
22/02/2023 14:49
Muitos foram os caminhos por onde passou a (e)terna “Boa Mãe”, que chegou a Ilha da Madeira como enfermeira a 1881. Guiada por Jesus, uma obra deixou e inspirou outras tantas espalhadas nos vários cantos do mundo. Entre as várias escolas fundadas, esta ditosa irmã fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, a 15 de janeiro de 1884.
Na senda desta efeméride, algumas foram as iniciativas implementadas em todos os ciclos de ensino. Do desenho à poesia, surgiram trabalhos bastante criativos, a descrever a obra de uma irmã que caminhava com caridade no coração e olhava o próximo com amor, independentemente da sua grandeza material e do seu estado. O importante era fazer todo o bem que era possível. E assim foi e, a ti e por ti, “Boa Mãe”, esta homenagem fazemos na esperança de, à tua semelhança, caminharmos. OBRIGADA, grande Irmã Wilson!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
06/02/2023 16:10
Para comemorar o Dia da Internet Mais Segura 2023, realizar-se-á, no Colégio de Santa Teresinha, entre os dias 13 e 14 de fevereiro, as “Jornadas de Formação para a Cidadania Digital”.
Notas Biográficas dos Formadores
|
Por admin.colegiosteresinha Em
06/02/2023 16:06
Um novo projeto surgiu no nosso Colégio, o Projeto “Perlinguas”. Palavra latina, cujo vocábulo per, que significa “por entre / pelas”, anuncia o envolvimento de diferentes línguas: o Inglês, o Francês, o Português e o Alemão.
Entre as línguas ou pelas línguas, este projeto tem como objetivos fomentar o gosto pelas línguas e estimular o conhecimento da cultura dos diversos países; aperfeiçoar as competências de compreensão e expressão oral e escrita, linguística, comunicativa e cultural, nas diferentes disciplinas da área das línguas, potenciando a autonomia, responsabilidade, conhecimento, criatividade e espírito crítico; mobilizar e reforçar o sentido de responsabilidade, iniciativa, criatividade e autoestima; dinamizar atividades que promovam a participação de toda a comunidade educativa, tais como debates, concursos, apresentações, encontros literários, hora do contro, entre outras.
A primeira atividade já foi lançada e chama-se “Quem é quem?”, onde, a partir de fotografias, os alunos foram convidados a descobrir o nome de personagens ligadas à literatura, bem como a outras áreas do saber e da vida social.
Os vencedores ganham prémios, contudo, o prémio mais importante é a participação em projetos desta natureza, onde se aprende, se convive e se cresce como pessoa.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
06/02/2023 15:54
“Luna?!Outra vez na Lua?!” é o nome do livro de literatura infantil de Andreia Baptista. Convidada pelas docentes do 1.º ano, a autora esteve no Colégio de Santa Teresinha, no dia 27 de janeiro, a apresentar a obra.
Esta preciosa obra serviu de inspiração para um pequeno projeto operacionalizado pelos alunos mais novinhos do 1.º ciclo.
Precedendo a apresentação da obra e a intervenção da escritora, os pequenitos cantaram, dançaram e até interpretaram. Todos cumpriram, de forma exemplar, o seu papel, cada um igualmente importante, para o sucesso do projeto.
A apresentação do livro revestiu-se de peculiaridade, sendo muito dinâmica, interativa e divertida. Todos participaram ativamente e, no fim, já de livro na mão, cada criança desejava viajar com a Luna, personagem principal da história, até à sua Lua, e poder partilhar com ela muitas aventuras.
Quanto à Andreia Baptista, revigorada pela energia positiva do Colégio, regressou aos seus afazeres, agora com mais inspiração para escrever a sua próxima obra, que ficámos a aguardar ansiosamente.
À Andreia Baptista, a nossa gratidão!
|
Por admin.colegiosteresinha Em
06/02/2023 15:46
Os alunos do quarto ano estiveram na Aldeia do Natal, a 6 de janeiro, para celebrar o Dia de Reis, a festa em que se comemora a manifestação de Jesus aos homens como Filho de Deus.
Neste contexto, com uma coroa de rei feita em cartão dourado e três meninos trajados a Belchior, Baltazar e Gaspar, apresentaram-se no palco da Aldeia, no Largo do Colégio, guiados pela sua professora de expressões artísticas. Entre outros temas musicais, entoaram a canção “Tão pobrezinho no seu bercinho”, “Christmas wish” e a “Cantiga dos Reis”. Muitos foram os que assistiram a esta bela atuação, agraciada com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, e outros representantes da autarquia.
Entre o algodão doce e as pipocas, não faltaram o bolo-rei e as atividades lúdicas do espaço, a animar o coração das crianças e adultos. E, assim, sob a tradição do Dia de Reis, fez-se o encerramento da Aldeia do Natal.
|
|
|