|
Por admin.colegiosteresinha Em
23/10/2023 14:25
A findar setembro, celebrou-se a festa em honra de Santa Teresinha, sob o mote de um dos seus pensamentos mais célebres: "Depois da minha morte, farei cair uma chuva de rosas".
Todos os ciclos participaram nesta festividade com alegria e compromisso. É de destacar os trabalhos coloridos do pré-escolar e do primeiro ciclo, com técnicas e materiais diversificados, a embelezar salas e corredores. Com a orientação da disciplina de educação moral religiosa e católica, os alunos do sétimo ano divulgaram a biografia da Santa das Rosas com a composição de belos cartazes, em exposição no terceiro andar. Os alunos dos segundo e terceiro ciclos trouxeram uma rosa, a 28 de setembro, para se compor no ginásio, uma chuva de rosas, em homenagem à grandiosa Santa das Rosas.
Para finalizar, todos os alunos dos três ciclos participaram, a 29 de setembro, com cânticos e coreografias, na Eucaristia sobre Santa Teresinha no ginásio.
Assim se eternizou a magnitude da nossa padroeira, SANTA TERESINHA, um exemplo de FÉ e de SIMPLICIDADE.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
08/10/2023 15:25
A promover a leitura de obras de autores madeirenses, empenhado está o Projeto Regional de Leitura do colégio: “Nas asas da LEITURA”. À luz de outros projetos, este visa também estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.
Neste contexto, os alunos de oitavo ano leram, nas férias de verão, o livro A Máquina do Tempo do Professor Candeias, de José Viale Moutinho, e os de nono, Saias de Balão, de Ricardo Nascimento Jardim.
Concluída a leitura, convidou-se o editor da Imprensa Académica, Dr. Carlos Diogo Pereira, a estar, a 18 e a 19 de setembro, nas salas de aula para partilhar a sua experiência na edição de tais títulos. Da biografia dos autores, (re)conheceram a riqueza das personagens, os conteúdos e muitas curiosidades acerca das obras. Muito atentamente, os alunos ouviram o editor e tomaram notas.
Assim, através da leitura, crê-se estar a trilhar o caminho certo para uma sociedade competente, empreendedora e comunicativa.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
08/10/2023 15:11
A 15 e a 22 de setembro, o primeiro ciclo do Colégio de Santa Teresinha teve a honra de receber a autora madeirense Sofia Henriques, na companhia do “Mochinho Leitor”, uma inciativa da Direção Regional de Educação.
Com o objetivo primordial de incutir nas crianças o gosto pela leitura, a também contadora de histórias, Sofia Henriques, fez-se ouvir atentamente no ginásio do colégio, despertando todos os presentes para a magia das histórias.
Embarcou-se, assim, numa viagem maravilhosa pelo universo das histórias, durante a qual as crianças relembraram os valores essenciais para um ano letivo fantástico, nomeadamente: felicidade, amizade, autoconfiança e criatividade.
A forma interativa, dinâmica, divertida adotada pela autora na apresentação das histórias e o caráter apelativo dos livros em formato pop up foram determinantes para a boa recetividade e a envolvência dos alunos nesta atividade.
E, assim, a partir de narrativas encantadoras, os alunos foram encorajados a LER e a pôr em prática VALORES para uma formação que se quer de integral.
|
Por admin.colegiosteresinha Em
08/10/2023 14:15
Com mensagens de boas-vindas carregadas de vontade de ensinar e de aprender, cá se celebrou uma nova partida, a de 2023/2024, na primeira semana de setembro. Neste arranque, houve uma nota especial para os anos de início de ciclo. Fez-se um encontro no ginásio, com a apresentação dos professores e a partilha dos deveres de boa convivência.
Neste recomeçar, a comunidade educativa pôde contar com encontros e sessões de formação orientadas pelo Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), Jorge Cotovio. “A missão do educador docente e não docente numa Escola Católica” e “Como educar para a responsabilidade?” foram temas de reflexão em trabalho colaborativo entre docentes e não docentes das escolas católicas da região, que serviram para lembrar a importância de olhar para a educação com sentido de missão. Centrou-se na vocação de uma escola católica que, partindo do exemplo e da prática de virtudes como a fé, prepara para a vida, transmite cultura e conhecimentos com entusiasmo, entre tantas outras ações que caminham para a realização e felicidade de todos os intervenientes da escola.
Inspirados por palavras de esperança, ora espelhadas em placares ora partilhadas com sabedoria, prontos estão os alunos a trilhar um caminho de sucesso. E a restante comunidade a apoiar. Bem-haja!
|
|
|