Notícias

Minimizar
Por admin.colegiosteresinha Em 26/02/2024 14:47

Em celebração da leitura e dos livros, autores e leitores, realizou-se a fase escolar do Triatlo Literário (TL) e Concurso Nacional de Leitura (CNL), entre 17 e 19 de janeiro, no terceiro andar do edifício principal do Colégio.

Lembre-se de que o objetivo principal do mesmo é estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

O evento contou com as escritoras Andreia Batista e Graça Alves, o escultor Luís Paixão, a ex-aluna, Deolinda Catanho, entre professores do colégio e a professora do ensino secundário, Sílvia Mata.

Foram enriquecedoras as obras lidas pelos alunos. Destaque-se, entre outras, A Arca do Tesouro, de Alice Vieira, O Brincador, de Álvaro Magalhães, Contos Populares e Lendas das Ilhas da Madeira e do Porto Santo, de José Viale Moutinho.

É de ressalvar o EMPENHO de todos os participantes que se entregaram a todas as provas com CRIATIVIDADE e responsabilidade, estando todos, sem exceção, de PARABÉNS.  Para a fase concelhia, ficaram apuradas as alunas Maria Eduarda Henriques (1.º Ciclo), Isabel Sá da Silva (2.º Ciclo) e Maria Costa Reis Rosa Antunes (3.º Ciclo).

No final de cada sessão, os alunos foram desafiados a avaliar a iniciativa numa só palavra.  E eis que “aprendizagem”, “único”, “gratidão”, “enriquecedor”, “valioso” foram algumas das “pérolas” partilhadas. Bem-haja!

Por admin.colegiosteresinha Em 26/02/2024 13:52

Pondo em prática os valores da reflexão e da criatividade, implementou-se o projeto colaborativo “Da crítica social à poesia visual”, nas disciplinas de educação visual e português, com as turmas de nono ano.

Primeiro, os alunos selecionaram uma temática atual para refletir e criar um poema visual, com recurso ao lápis de cor, nas aulas de educação visual. Depois, em português, compuseram um texto criativo com direito a “slogan”. Os trabalhos, por fim, embelezaram o terceiro andar e prenderam a atenção de todos.

Ao longo da operacionalização do projeto, os alunos foram motivados a participar na 9.ª edição do concurso de Poesia e Poesia Visual, iniciativa da Associação João Carlos Abreu (AJCA). Entre outros objetivos, visa esta e o projeto da escola promover o gosto pela poesia visual, relacionar a expressão escrita com a expressão visual, desenvolver a criatividade e fomentar a criação poética.

Desta forma, pretende-se dar voz aos finalistas que, de forma imaginativa e inovadora, demonstraram engenho e trabalho, como verdadeiros poetas-artistas.

Por admin.colegiosteresinha Em 26/02/2024 13:47

No início do segundo período, foi proposto aos alunos do 3.ºC vivenciar as tradições do varrer dos armários e festejar o “Santo Amaro” no Lar Vale Formoso. A turma aceitou com agrado o desafio e ensaiou, nas aulas de Expressão Musical e Dramática, a canção tradicional de Santa Cruz alusiva a "Santo Amaro". Outros cânticos foram ensaiados para a iniciativa, a saber:  "Vem que está a chegar o Natal", "Natal é festa" e "Diante de ti", tendo em conta a celebração dos 150 anos da Conversão da Irmã Wilson à Igreja Católica.

A 17 de janeiro, a turma, munida de vassouras, aventais, lenços e sacos de pano, deslocou-se ao Lar onde apresentou o que havia preparado, tendo sido recebida pelos idosos e funcionários da instituição com calorosas boas-vindas. No final das apresentações, os alunos foram mimados com um delicioso lanche.

Por último, já no Colégio, a turma cantou a música “Santo Amaro” no 3.º andar, para as turmas dos 3.º e 4.º anos, proporcionando outro momento de imensa partilha.

Dos laços de amizade às tradições da região e ao convívio intergeracional, é de realçar a alegria, a curiosidade, o empenho, a gratidão e, em particular, a emoção dos pequenos e grandes participantes ao longo de toda atividade. 

Por admin.colegiosteresinha Em 26/02/2024 13:18

No dia 15 de janeiro, os alunos do 1.º ciclo celebraram a data da fundação da congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, cuja responsável foi Mary Jane Wilson, também conhecida por “Boa Mãe”.

A celebração teve início com a entoação da canção “Diante de ti, Boa Mãe”. Em seguida, as crianças participaram na composição de um painel intitulado: “Irmã Wilson, a tua vida foi…”. Neste, foram afixadas imagens representativas das virtudes que nortearam a vida da Irmã Wilson e que devem pautar a dia a dia de todos aqueles que fazem do colégio o seu lar. Essas virtudes são a alegria, a amizade, o amor, a bondade, a confiança, a coragem, a fé, a felicidade, a gratidão, a oração, a paz e o trabalho.

Após um momento de oração, a celebração foi concluída com outra passagem musical, na qual, em uníssono, todos cantaram alegres em homenagem à vida, ao amor e ao legado espiritual desta grande mulher. O momento musical foi encerrado com a expressão coletiva de gratidão: “Obrigado, Boa Mãe!”

Por fim, os alunos regressaram às suas rotinas diárias com os corações enriquecidos pelas virtudes exemplares da Irmã Wilson.

Foi uma iniciativa de fortalecimento dos valores cristãos e humanos, proporcionado pela partilha das virtudes e pensamentos da Ir. Wilson, bem como pela prática da oração. A participação ativa das crianças promoveu, por um lado, um ambiente propício ao crescimento pessoal e coletivo, consolidando assim mais um passo no desenvolvimento moral e espiritual, e, por outro, uma compreensão de valores tão fundamentais para a união e construção de uma comunidade mais solitária, compassiva e proativa.

Por admin.colegiosteresinha Em 26/02/2024 11:54

No passado dia 10 de janeiro, decorreu, na biblioteca da escola, a primeira fase do concurso PerLinguas. O concurso teve como objetivo colocar à prova, de forma descontraída, os conhecimentos dos alunos no que concerne aos idiomas lecionados na escola, o português, o inglês, o francês e o alemão. O concurso dividiu-se em duas partes.

A primeira parte destinou-se aos alunos do segundo ciclo e a segunda parte, aos alunos do terceiro ciclo. A adesão ao concurso foi grande, com cerca de 120 alunos em prova. À fase final do concurso, passaram as seguintes equipas: 2.º ciclo - Equipas 4, 6 e 7; 3.º Ciclo - Equipas 3, 4 e 6.

Ainda no que respeita ao Clube PerLinguas, durante o primeiro período, decorreu um concurso online: “PerLinguas_Código QR”. As alunas Alice Vieira da turma 6.ºB e Sara Spínola da turma 8.ºA foram as vencedoras.

A fomentar o gosto pelas línguas, o Clube PerLinguas promove a prática dos valores por que se deve moldar uma escola católica, com especial enfoque, a responsabilidade e a generosidade. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 26/02/2024 11:24

"#NamorarNãoéSerDon@" é um vídeo publicado pela APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, e que alerta para a violência no namoro.

Partindo deste vídeo, e após consciencialização para o tema, os alunos do 9.º ano de escolaridade foram convidados, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a realizar cartazes com mensagens denunciadoras deste flagelo, que, lamentavelmente, se vive na atualidade.  

Os cartazes encontram-se expostos no 4.º andar do Colégio e, mais do que divulgar o trabalho concretizado ao longo do 1.º período, pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar para o combate à violência no namoro. Acrescenta-se a prevenção de comportamentos de risco e a promoção de um relacionamento saudável, como objetivos deste trabalho.

Os alunos demonstraram grande empenho na realização desta atividade, pelo que estamos em crer que saberão, na sua vida, identificar situações de risco e construir o AMOR num relacionamento saudável.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 26/01/2024 22:08

No passado domingo, dia 14 de janeiro de 2024, a Eucaristia das 11 horas, na Sé do Funchal, foi presidida pelo Bispo desta diocese, Dom Nuno Brás. Esta celebração encerrou o Jubileu dos 150 anos da conversão da Irmã Mary Jane Wilson ao catolicismo e assinalou, também, os 140 anos da fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.

A assembleia reunida contou com a presença de muitos elementos da comunidade das escolas da Congregação. Destaque tiveram as crianças que fizeram parte do coro que embelezou a celebração, bem como aquelas que entoaram lindas canções a solo. Após esta celebração, realizou-se um convívio no Colégio de Santa Teresinha, que contou com a presença de entidades oficiais.

Foi um momento para dar GRAÇAS pelo trabalho desenvolvido pela nossa “Boa Mãe”, que, no seu regaço, acolheu quem mais necessitava de apoio. Hoje, há quem continue este trabalho, inspirando-se nos Seus princípios, na Sua dedicação e na Sua fé.    

Por admin.colegiosteresinha Em 26/01/2024 21:38

Os finalistas do 1.º Ciclo foram desafiados a falar sobre os benefícios e os malefícios da utilização da internet no quotidiano nas aulas extracurriculares de informática. 

Ao longo do brainstorming, os alunos partilharam situações, registaram as atitudes e consequências desses exemplos, recorrendo à web para aprofundar o seu conhecimento sobre a temática. 

O resultado das pesquisas permitiu um novo debate entre os alunos, desta vez mais aprofundado, que culminou em episódios em formato de Podcasts que enumeram e exemplificam os aspetos mais importantes alusivo ao tema em questão.

Os episódios podem ser visualizados nos seguintes links:

Por admin.colegiosteresinha Em 03/01/2024 16:22

Na composição e ilustração de versos alusivos aos valores da amizade, do amor e da solidariedade, aliou-se o projeto «POESIA do SER” ao colo da “Boa Mãe”» ao Natal, promovendo-se os valores cristãos, numa pequena exposição de trabalhos, elaborados, cooperativamente, nas disciplinas de português e educação moral religiosa e religiosa católica, entre os alunos de oitavo ano.

Desta forma, na relação da poesia com expressão visual, deu-se a conhecer algumas das virtudes da “Boa Mãe” e desenvolveu-se competências de comunicação, com criatividade e espírito crítico, num trabalho de autêntica partilha em sala de aula.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/01/2024 15:02

Para celebrar a quadra festiva, sob os valores da responsabilidade e do compromisso, fez-se a festa de Natal, no ginásio do colégio, em todos os ciclos. Nesta, houve a Eucaristia com a dramatização do Auto de Natal, entre belos cânticos e coreografias, a lembrar que o Natal é tempo de alegria, de festejar a vida e, sobretudo, de partilha.

No terceiro ciclo, foram os alunos finalistas de nono ano a interpretar as personagens do Auto. Todos participaram, uns cantaram, outros tocaram e a maior parte representou um papel da peça. Foram, neste contexto, muitos os pastores que, entre cantares e versos, chegaram a Belém para adorar o Menino.  E os Reis Magos que, depois de uma breve paragem no palácio do Rei Herodes, reencontraram a reluzente estrela e seguiram confiantes até ao Príncipe da Paz. Nesta iniciativa, honrar se deve a ilustração para o convite da festa de Natal feita pelo aluno finalista Diogo Paiva do 9.º A. Uma chuva de talentos!

Para admirar o engenho dos seus meninos e aclamar o nascimento de Jesus, estiveram muitos familiares e amigos no ginásio do colégio. Assim se fez a festa do primeiro ao terceiro ciclo, sob os valores cristãos da família, do amor e da tolerância. 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/01/2024 14:56

Foram os placares, as paredes, os tetos e, este ano, especialmente as portas das salas de aula que foram ornamentadas a preceito por cada professor titular de 1.º Ciclo. Sob a alegria própria do Natal, as portas das salas de aula ganharam cor e motivos alusivos à quadra festiva. As mensagens de Natal espalhadas ao longo dos corredores anunciavam o nascimento do Menino, o grandioso Príncipe da Paz, e a chegada dos pastores e dos Reis Magos a Belém. 

E, na criatividade de cada apontamento decorativo, todo o primeiro ciclo se preparou para a chegada do Menino Jesus, ora compondo ora partilhando as suas vivências, dentro e fora da sala de aula.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/01/2024 17:22

Natal é momento de partilha, de solidariedade, de envolvimento e de presença.

Neste espírito, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos festejaram esta quadra com uma atividade diferente e lúdica. A ida ao Circo Mundial foi partilhada pelos alunos do 2.º ciclo e pelos alunos dos 7.º e 8.º anos. Já os alunos do 9.º ano de escolaridade foram ao cinema e puderam assistir ao filme “Wonka”.

Enquanto os primeiros viram um espetáculo de variedades, os segundos assistiram a um filme que conta a história de um jovem chocolateiro, com alguns dotes sobrenaturais, que sonhava em criar a sua própria loja de chocolates, desejo que cultivava com a sua mãe, já falecida. Restava-lhe saber o grande segredo para a confeção do chocolate mais saboroso, segredo que a sua mãe lhe revelou através de um bilhete que escreveu no papel de um bombom e onde se podia ler: “O segredo está na partilha”.

E assim se finalizou o primeiro período, partilhando momentos e fazendo da vida “o chocolate mais saboroso”. 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/01/2024 17:16

Todos os ciclos festejaram o Natal e o pré-escolar não foi exceção!

Foram várias as atividades realizadas, começando pela ida dos alunos à Aldeia de Natal, situada na Praça do Município, onde todos deitaram no marco de correio a sua carta escrita ao Pai Natal. Foi um momento de muito entusiasmo!

Aproveitaram, também, as atividades oferecidas neste espaço: ateliês de expressão plástica, a casinha de brincar, os escorregas e o comboio do duende do Pai Natal.

Ainda no âmbito das festividades, houve lugar à ida ao Circo Mundial, onde os alunos puderam assistir a um espetáculo único e muito diversificado. Foram trapezistas, contorcionistas, malabaristas, mágicos e palhaços que fizeram a festa e divertiram a criançada.

Finalizou-se com a festa de Natal, subordinada ao tema «Natal nos cinco continentes». Cada sala fez a sua atuação em palco, sendo que as salas dos alunos com 5 anos estiveram responsáveis pelo Auto de Natal. Por fim, o senhor de barbas brancas, conhecido como Pai Natal, apareceu e veio carregadinho de prendas para todos os meninos e meninas.

 Subjacente à concretização de todas estas atividades, esteve a intenção máxima de celebrar o nascimento de Jesus.  

 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/01/2024 17:11

 

Os alunos dos 5.º e 7.º anos participaram na exposição “Estendal dos direitos”, que aconteceu no Largo do Município, de 13 a 16 de novembro de 2023. Esta exposição, promovida pela Comissão de Proteção da Crianças e Jovens (CPCJ) e inserida na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, teve como objetivos primeiros aumentar a consciência pública acerca dos direitos das crianças, bem como promover nas mesmas e nos jovens o conhecimento dos seus próprios direitos.

Depois de, em sala de aula, ser feita uma análise cuidada de cada um dos direitos das crianças, os alunos escolheram um direito para ilustrar através de um trabalho de expressão plástica livre e criativo. Estes trabalhos foram realizados em sala e todos os alunos mostraram entusiasmo e interesse na sua elaboração.

Desta forma, aplicou-se os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, levando-os à comunidade que existe para além dos muros do nosso Colégio. 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/01/2024 17:05

A encerrar o mês de novembro, a comunidade educativa do Colégio de Santa Teresinha foi convidada a participar na Feira do Livro, dinamizada pela disciplina de português, em parceria com o grupo editorial LEYA. 

Considerando a importância de LER para bem ESCREVER e falar, pretendeu-se com esta ação, por um lado, estimular hábitos de leitura e o gosto pelo livro e, por outro fomentar a informação e comunicação.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a obra de vários autores portugueses, com especial destaque para as coleções do tão reconhecido escritor António Mota.

Grandes e pequeninos reservaram, assim, um livro para, na quadra festiva, RECONTAR as suas histórias e ilustrações em família, não fosse o Natal tempo de LER e PARTILHAR.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/01/2024 16:57

Da leitura da obra de José Viale Moutinho, A Máquina do Tempo do Professor Candeias, implementou-se um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de português e educação visual, junto dos alunos de oitavo ano.

Entre outros objetivos, este projeto “O ponto e a linha em A Máquina do Tempo do Professor Candeias, de José Viale Moutinho” visou estimular o gosto pela leitura, pela escrita e pelo desenho com pontos e linhas e desenvolver a transversalidade curricular, promovendo o trabalho colaborativo e um conjunto articulado de saberes, da literatura portuguesa às artes. 

Os alunos puderam aumentar o seu reportório literário com esta obra do jornalista e escritor madeirense, José Viale Moutinho, nascido no Funchal, em 1945. Guiados pelo professor Nascimento, na “máquina do tempo”, conheceram a vida e a obra do grande escritor Camilo Castelo Branco.

Nesta iniciativa, os alunos desenvolveram competências variadas, não só no domínio da leitura e do desenho gráfico como também da escrita, onde o pensamento crítico se aprimorou. E os valores da responsabilidade e da criatividade foram bem notórios nos trabalhos em exposição. 

Por admin.colegiosteresinha Em 29/12/2023 10:11

A 2 e a 3 de novembro, os alunos dos segundo e terceiro ciclos foram assistir à peça de teatro “O Rapaz da Baleia Morta – Rastro de Homem”, uma proposta da Contigo Teatro, com dramaturgia e encenação de Peter Cann.

Este espetáculo levou-os ao tempo em que a pesca da baleia era uma fonte de sustento na ilha da Madeira. Entre memórias do mar, o mar apresentou-se como lugar de perigo e fonte inesgotável de beleza, um espaço a cuidar, apelando à reflexão sobre a relação do homem com o mar e o mundo.

Entre outros objetivos, esta iniciativa visou sublinhar os conhecimentos no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português, e proporcionar um contacto direto com o espaço de representação.

Indo ao encontro das expetativas, esta atividade, no entender dos professores dinamizadores, foi particularmente interessante quanto às possibilidades de interação e de interiorização da cultura, sendo uma mais-valia no desenvolvimento integral dos alunos.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/12/2023 19:42

Sob o mote das tradições do pão-por-Deus e da partilha de afetos, os alunos do 3.º A visitaram, a 2 de novembro, o Lar Vale Formoso, sendo calorosamente recebidos pelos idosos e funcionários da instituição.

Para o efeito, a turma preparou, nas aulas de expressão musical e dramática, as canções: "Notas p'ra cantar", "Vem aí o Pão-por-Deus", "Festa do Pão-por-Deus" e "Pão-por-Deus (canta o galo gordo)". Enriqueceu a sua apresentação com a dramatização da história "Ida ao mercado". No fim, os alunos foram presenteados com um delicioso lanche e com um saco do pão-por-Deus, recheado de frutos da época e guloseimas.

Nesta atividade, os alunos demonstraram imensa alegria, curiosidade e empenho, proporcionando aos idosos momentos agradáveis de contacto entre gerações. A apresentação dos alunos foi aplaudida pelos presentes que manifestaram agrado pelas atividades.

E, assim, os objetivos de criar laços de amizade, de sensibilizar para as tradições da nossa região, de desenvolver o gosto de cantar e de proporcionar o convívio entre duas gerações distintas foram cumpridos em ambiente de festa.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/12/2023 19:33

Celebrando o S. Martinho, cumpriu-se a tradição!

Foi no dia 10 de novembro que os alunos do pré-escolar fizeram o seu magusto. Saltitavam as castanhas, quentes e boas, fazendo as delícias das crianças e dos adultos.

Nas salas, o tema foi abordado com cariz educativo e muitas foram as atividades que os alunos do pré-escolar puderam realizar, ficando, assim, a conhecer o dom da solidariedade emanado do manto de S. Martinho.

Por entre partilha, alegria e divertimento, se concretizou mais um momento de aprendizagem.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 20/11/2023 13:40

 

No âmbito da disciplina de inglês, os alunos do 2.º ciclo de escolaridade elaboraram uma exposição cujo tema foi o Halloween. Os trabalhos foram expostos no 3.º andar do Colégio, de 31 de outubro a 3 de novembro.

Esta exposição surgiu do trabalho voluntário dos alunos, o que demonstra um verdadeiro empenho no âmbito da promoção da interculturalidade.

Desta forma, contribuiu-se para o enriquecimento linguístico e cultural dos alunos, pois, aproveitando para trabalhar a língua inglesa, deu-se a conhecer uma tradição secular anglo-saxónica.

 Por entre abóboras, fantasminhas e chapéus de bruxas, reinando as cores laranja, branco e preto, se concretizou o doce ou a travessura. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 20/11/2023 13:30

A 6 de novembro, o colégio celebrou a Alimentação Saudável, apresentando, no ginásio, um projeto que resultou de um trabalho interdisciplinar entre as ciências naturais, cidadania e desenvolvimento e português, operacionalizado nos segundo e terceiro ciclos.

Neste contexto, foram convidados o nutricionista Bruno Sousa e o escritor Carlos Diogo Pereira para abordar o tema da Alimentação Saudável.

A celebração começou com uma pequena dramatização, protagonizada pelos alunos dos sexto e nono anos, em que se deixou bem claro que o consumo de hortaliças, frutas e legumes é essencial. Depois, o Dr. Bruno Sousa tomou a palavra para lembrar algumas regras básicas da dieta mediterrânica. Vincou, entre outros conselhos, a importância de tomar sempre o pequeno-almoço e iniciar o almoço e o jantar com uma sopa. Por seu turno, o Dr. Carlos Diogo Pereira, no papel de escritor, apresentou o livro Histórias Saborosas com Alimentos da Madeira. Enumerou alguns dos alimentos que vieram de diferentes partes do Mundo e deram origem aos pratos tradicionais madeirenses.

A fechar o evento, houve uma sessão de autógrafos, em que os oradores deixaram uma bela mensagem a cada leitor.

Neste projeto, há, ainda, a ressalvar o trabalho orientado, em sala de aula, pelas disciplinas de ciências naturais e cidadania e desenvolvimento do segundo ciclo. Elaboraram, assim, cartazes sob o tema “Boa alimentação versus má alimentação”, planificaram e puseram em prática uma ementa equilibrada para um dia, respeitando a Roda dos Alimentos e a Pirâmide da Dieta Mediterrânica. Fizeram e partilharam a “ficha técnica” de uma hortaliça, fruto ou legume, num cartaz, onde um “slogan” apelativo se destacou.

Com toda esta dinâmica, reafirmou-se a ideia de que a alimentação diária deve ser completa, equilibrada e variada.

  

Palestra

 

 

Exposição

 

Por admin.colegiosteresinha Em 18/11/2023 21:08

A escritora madeirense Andreia Baptista visitou de novo o Colégio, desta vez para apresentar a sua segunda obra, intitulada Ai! Se eu fosse Zeus.... O convite foi feito pelos meninos dos segundos anos, que, prontamente, foi aceite pela autora.

Conforme proposto pelo grupo de docentes dos segundos anos, a autora iniciou esse agradável encontro, partilhando alguns aspetos pessoais, através de um jogo de identificação de objetos escolhidos por ela, objetos que, de alguma forma, a definem como é hoje. Este jogo consistiu numa atividade divertida, na qual as crianças dos primeiros, segundos e terceiros anos tiveram oportunidade de testar os seus sentidos, tentando adivinhar os objetos através do tato, da audição ou do olfato. Com este jogo sensorial, as crianças ajudaram a autora a reavivar as suas próprias memórias e a revelar aspetos pessoais, não visíveis na nota biográfica do livro, mas que são deveras interessantes.

Tarefa de grande responsabilidade estava destinada aos alunos dos quartos anos, ou seja, ajudar Andreia Baptista a cumprir o propósito do encontro: a apresentação da obra Ai! Se eu fosse Zeus…. Esta atividade foi muito bem defendida por todos, através da representação de um excerto da história. Alguns deram vida aos protestos dos animais do reino Olindo, enquanto outros aplaudiram e aclamaram, numa só voz, uma das personagens da história: "Éris! Éris! Éris! Única forma de ser feliz! Éris! Éris! Éris!", a lebre vaidosa, convencida e arrogante. Será que ela merece esta aclamação? A melhor maneira de descobrir é ler o livro e conhecer a história, bem como a valiosa lição que ela encerra.

Foi um momento com grande significado para os meninos do primeiro ciclo, no qual todos, de formas diferentes, tiveram oportunidade de participar de forma expressiva.

 A autora, por um lado, deu a conhecer um pouco de si, revelando grande humildade e gratidão pelas suas raízes, que são motivo de grande orgulho. Por outro lado, mostrou mais uma vez que a leitura e a escrita não são um "bicho de sete cabeças", mas são desafios superáveis e fontes de belos e divertidos momentos.

 E, assim, o Colégio proporcionou um momento de enriquecimento cultural e de valorização da produção literária madeirense, através da divulgação da obra Ai! Se eu fosse Zeus…”, de Andreia Baptista.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 23/10/2023 14:25

A findar setembro, celebrou-se a festa em honra de Santa Teresinha, sob o mote de um dos seus pensamentos mais célebres:  "Depois da minha morte, farei cair uma chuva de rosas".

Todos os ciclos participaram nesta festividade com alegria e compromisso. É de destacar os trabalhos coloridos do pré-escolar e do primeiro ciclo, com técnicas e materiais diversificados, a embelezar salas e corredores. Com a orientação da disciplina de educação moral religiosa e católica, os alunos do sétimo ano divulgaram a biografia da Santa das Rosas com a composição de belos cartazes, em exposição no terceiro andar. Os alunos dos segundo e terceiro ciclos trouxeram uma rosa, a 28 de setembro, para se compor no ginásio, uma chuva de rosas, em homenagem à grandiosa Santa das Rosas.

Para finalizar, todos os alunos dos três ciclos participaram, a 29 de setembro, com cânticos e coreografias, na Eucaristia sobre Santa Teresinha no ginásio.

Assim se eternizou a magnitude da nossa padroeira, SANTA TERESINHA, um exemplo de FÉ e de SIMPLICIDADE. 

Por admin.colegiosteresinha Em 08/10/2023 15:25

A promover a leitura de obras de autores madeirenses, empenhado está o Projeto Regional de Leitura do colégio: “Nas asas da LEITURA”. À luz de outros projetos, este visa também estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

Neste contexto, os alunos de oitavo ano leram, nas férias de verão, o livro A Máquina do Tempo do Professor Candeias, de José Viale Moutinho, e os de nono, Saias de Balão, de Ricardo Nascimento Jardim.

Concluída a leitura, convidou-se o editor da Imprensa Académica, Dr. Carlos Diogo Pereira, a estar, a 18 e a 19 de setembro, nas salas de aula para partilhar a sua experiência na edição de tais títulos. Da biografia dos autores, (re)conheceram a riqueza das personagens, os conteúdos e muitas curiosidades acerca das obras. Muito atentamente, os alunos ouviram o editor e tomaram notas.

Assim, através da leitura, crê-se estar a trilhar o caminho certo para uma sociedade competente, empreendedora e comunicativa.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 08/10/2023 15:11

 A 15 e a 22 de setembro, o primeiro ciclo do Colégio de Santa Teresinha teve a honra de receber a autora madeirense Sofia Henriques, na companhia do “Mochinho Leitor”, uma inciativa da Direção Regional de Educação.

Com o objetivo primordial de incutir nas crianças o gosto pela leitura, a também contadora de histórias, Sofia Henriques, fez-se ouvir atentamente no ginásio do colégio, despertando todos os presentes para a magia das histórias.

Embarcou-se, assim, numa viagem maravilhosa pelo universo das histórias, durante a qual as crianças relembraram os valores essenciais para um ano letivo fantástico, nomeadamente: felicidade, amizade, autoconfiança e criatividade.

A forma interativa, dinâmica, divertida adotada pela autora na apresentação das histórias e o caráter apelativo dos livros em formato pop up foram determinantes para a boa recetividade e a envolvência dos alunos nesta atividade.

E, assim, a partir de narrativas encantadoras, os alunos foram encorajados a LER e a pôr em prática VALORES para uma formação que se quer de integral. 

 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 08/10/2023 14:15

Com mensagens de boas-vindas carregadas de vontade de ensinar e de aprender, cá se celebrou uma nova partida, a de 2023/2024, na primeira semana de setembro. Neste arranque, houve uma nota especial para os anos de início de ciclo. Fez-se um encontro no ginásio, com a apresentação dos professores e a partilha dos deveres de boa convivência.

Neste recomeçar, a comunidade educativa pôde contar com encontros e sessões de formação orientadas pelo Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), Jorge Cotovio. “A missão do educador docente e não docente numa Escola Católica” e “Como educar para a responsabilidade?” foram temas de reflexão em trabalho colaborativo entre docentes e não docentes das escolas católicas da região, que serviram para lembrar a importância de olhar para a educação com sentido de missão. Centrou-se na vocação de uma escola católica que, partindo do exemplo e da prática de virtudes como a fé, prepara para a vida, transmite cultura e conhecimentos com entusiasmo, entre tantas outras ações que caminham para a realização e felicidade de todos os intervenientes da escola.

Inspirados por palavras de esperança, ora espelhadas em placares ora partilhadas com sabedoria, prontos estão os alunos a trilhar um caminho de sucesso. E a restante comunidade a apoiar. Bem-haja!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 25/07/2023 19:58

Com o intuito de divulgar o trabalho realizado nos clubes de Robótica e TecnoArte pelos alunos de todos os ciclos, fez-se uma demonstração de projetos no ginásio do Colégio de Santa Teresinha, sob a orientação do professor Rubén Alves. Estes alunos, acima de uma centena, inscritos nestas atividades extracurriculares, aprendem a manusear, programar e a executar projetos tecnológicos.

Este evento contou com a presença de várias personalidades para assistir ao resultado de 33 projetos amplamente criativos. Entre outras, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, marcaram presença e elogiaram o trabalho realizado no Colégio, em prol da ciência e da tecnologia. Realçaram a excelência e o empreendedorismo dos professores envolvidos no projeto e a grandeza dos “pequenos” engenheiros.

Na senda dos clubes de ROBÓTICA e TECNOARTES, os alunos, segundo o grupo dinamizador, desenvolvem competências associadas a saberes científico, técnico e tecnológico, ficando capazes de manipular e manusear materiais diversificados para transformar, imaginar e criar produtos e de executar operações técnicas, segundo uma metodologia de trabalho adequada, para concretizar um projeto.

Assim, fomentando os valores a excelência, a curiosidade, a reflexão e a inovação, o colégio, através destas atividades de enriquecimento curricular, motiva os seus alunos a quererem APRENDER MAIS, a procurarem NOVAS SOLUÇÕES e a desenvolverem o PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO.

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 20:24

 

Com o intuito de reavivar as tradições e memórias das festas populares e de promover momentos de SOCIALIZAÇÃO e de PARTILHA entre alunos, professores e famílias, os professores de 1.º ciclo dinamizaram o arraial popular, a 30 de junho.

A festa arrancou no ginásio com as animadas marchas populares. Cada ano de escolaridade preparou e apresentou a coreografia de uma marcha. No exterior, não faltaram as tradicionais barracas do arraial madeirense. Entre salgados e doces variados, confecionados pelos familiares dos alunos, houve pipocas, sandes, cachorros-quentes, canja e maçarocas da horta do colégio. Tudo acompanhado com “bebidas de arraial”, com destaque para a laranjada, a cerveja e a poncha regional da Madeira. Houve também desafios, cantares e bailados, junto às barracas. Uma autêntica festa em que a escola e a FAMÍLIA estreitaram laços!

Sob a direção da Irmã Guida, todos trabalharam de forma colaborativa para o sucesso do projeto, que contou com EXCELENTES PROFISSIONAIS não só na equipa organizadora como também entre o pessoal não docente que se empenhou com GRANDE DEDICAÇÃO.

 Parabéns, CST, por esta e todas as iniciativas deste ano letivo! 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 19:52

A fim de assinalar o fim de um ciclo, os alunos finalistas do 6.º ano de escolaridade viajaram até ao Porto Santo, a bordo do Lobo Marinho, na companhia dos seus colegas, diretores de turma e outros elementos do Conselho Escolar. 

Entre as atividades lúdicas na praia, fizeram um passeio de autocarro e conheceram os miradouros mais emblemáticos da ilha. Participaram em jogos orientados na vila e saborearam as tradicionais lambecas. Visitaram o comércio local e compraram lembranças para mais tarde recordar com SAUDADE e imensa ALEGRIA.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 19:27

Foi tempo de preparar a despedida dos alunos que vão, agora, continuar a caminhada fora dos muros do CST.

No dia 21 de junho, os alunos finalistas fizeram um passeio de catamarã, acompanhados pelos seus professores, onde puderam contemplar a linda costa madeirense, ver baleias e outros animais marinhos e apanhar “banhos” de sol, com direito a mergulho.

Entretanto, chegou o apogeu!

Quando os ALUNOS iniciam o 9.º ANO de escolaridade, vislumbram, ao fim do ano, o dia tão desejado. É o dia em que vão dizer verdadeiramente o último adeus, que se vão vestir a preceito, que agradecem a Deus todas as conquistas e desafios alcançados e que trocam histórias de uma vida, umas vezes mais curta, outras mais cumprida, passada pelo CST.

Foi assim no dia 24 de junho! Grande parte da comunidade educativa reuniu-se, no ginásio do colégio, para a EUCARISTIA final dos alunos do 9.º ano de escolaridade. Receberam a palavra de Deus, mas receberam, também, os conselhos sábios do senhor padre, que os felicitou e desejou uma vida repleta de sucessos e grandes conquistas.

Seguiu-se o momento das fotografias na PASSADEIRA VERMELHA. O glamour dos vestidos e os requintados fatos abrilhantaram o momento e, a cada clique da máquina, se gerava uma recordação.

O refeitório, por onde todos passaram para tomar as suas refeições diárias, não parecia o mesmo. Decorado sofisticamente, como o momento o exige, foi o espaço escolhido para o JANTAR.

A noite não poderia terminar sem a dança e chegou a hora do BAILE. Por entre luzes, sons e gargalhadas, todos se animaram na pista de dança, fizeram piruetas, partilharam abraços e fizeram promessas para os anos vindouros.

Num misto de alegria, por ter encerrado uma etapa, e de tristeza, por se deixar o “ninho”, lá foram os nossos alunos. Tenham a certeza, porém, que, apesar de voarem, serão sempre FAMÍLIA CST.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 18:53

Foi com um passeio pela exuberante vegetação da Laurissilva que se comemorou, a 22 de junho, o fim do ano letivo para todo o ciclo. Observaram os alunos de perto algumas das espécies de flora e de fauna endémicas da Madeira.

No Parque Florestal do Pico das Pedras, os alunos fizeram a merenda da manhã e caminharam a pé até ao Parque Florestal das Queimadas, onde almoçaram e conviveram.

Depois, de volta ao Pico das Pedras, seguiram para Machico. Com a merenda da tarde, saborearam um gelado, entre risadas e segredos partilhados. Após um tempo bem passado no parque, regressaram ao colégio mais ricos e felizes.

Passados sete dias, foi tempo de agradecer a Deus todas as vivências de um ano letivo e de um ciclo carregado de boas experiências. Foi, então, tempo de Eucaristia a 29 de junho. Foi tempo de congratular os alunos de 4.º ano com um diploma de conclusão de ciclo. Foi tempo de GRATIDÃO!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 18:46

Depois de um ano cheio de desafios, os alunos do 2.º ciclo pararam as suas atividades letivas para celebrar a palavra do Criador, a 12 de junho, numa Eucaristia emocionante. Rezaram, cantaram e graças deram a tudo e a todos que tornaram o seu percurso enriquecedor. Não faltaram as palavras de gratidão para cada professor que compôs a sua vivência. No final, os finalistas receberam o tão merecido diploma, sob o olhar atento e os aplausos da sua família, professores e colegas.

No dia seguinte, de mochila às costas e de sorriso rasgado, foram os alunos do 2.º ciclo ao Pico das Pedras e às Queimadas, a 13 de junho, para celebrar a conclusão do ano letivo ou do ciclo. Nesses parques florestais, entre brincadeiras e momentos de merenda, desfrutaram tanto da beleza paisagística como da grande riqueza em biodiversidade. Tiveram a oportunidade de observar a flora e fauna da floresta originária da Madeira – Floresta Laurissilva, estudada em sala de aula.

Abençoados e felizes, assim, eternizaram mais um ano letivo em FAMÍLIA! 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 18:41

Para celebrar um ciclo repleto de experiências marcantes, participaram os alunos finalistas de 4.º ano num passeio memorável até às maravilhas da floresta do Fanal.

Depois do lanche da manhã na Calheta, conheceram o farol da Ponta do Pargo, um dos mais visitados em Portugal. A sua construção data de 1922. A seguir, almoçaram no restaurante Cachalote no Porto Moniz.

De tarde, passearam junto das piscinas naturais, apreciando a paisagem envolvente, a vista panorâmica sobre a costa marítima e os rochedos. No antigo forte de São João Batista, visitaram o Aquário da Madeira, onde estão representados os diversos habitats do universo marinho madeirense.

Por fim, lancharam e brincaram muito na Floresta do Fanal. De beleza ímpar, lá puderam apreciar o vasto e riquíssimo património natural. Num lugar emblemático, festejou-se, a 15 de junho, a conclusão de um ciclo cheio de ensinamentos.

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 18:27

Com o intuito de promover o trabalho em grupo através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), questionou-se os alunos do 4.º ano sobre qual a problemática do mundo que mais os impressionava. A resposta recaiu sobre a relação dos humanos com os animais selvagens e os animais de companhia.

Após uma partilha de experiências, realizou-se uma pesquisa sobre a temática e elaborou-se um artigo com os registos efetuados. Devido à diversidade das suas descobertas e conclusões, decidiu-se que seria meritório partilhá-las com o mundo com o recurso ao web design. Assim sendo, os links abaixo encaminham para os sites construídos pelos alunos na atividade extracurricular das TIC.

 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 18:23

Os alunos do pré-escolar despediram-se do presente ano letivo com uma linda festa, onde contaram com a orientação das suas educadoras e técnicas, bem com a presença dos pais. 

Tendo como tema central a história “A carochinha”, as várias salas apresentaram diferentes números, presenteando o público com a alegria de ser criança.

Ao longo da dramatização da história, os alunos realizaram várias coreografias, que complementavam as cenas dramatizadas.

Os alunos finalistas terminaram a festa com a entoação da canção dos finalistas em inglês, recebendo, posteriormente, os seus diplomas.

No dia seguinte à festa, os alunos foram levados a passear pelas serras da Madeira, com visita à Quinta do Santo da Serra, onde partilharam momentos extraordinários com os animais desta quinta, interagindo diretamente com a Mãe Natureza.

Para os que ficam, desejamos que continuem a divertir-se por entre os espaços do pré--escolar. Para os que saem, desejamos que o novo caminho seja de sucessos, aventuras e muita aprendizagem!

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 18:15

 

Depois de um ano trabalhoso, onde os alunos do 7.ºC fizeram surgir uma BIBLIOTECA DE TURMA, bem como a sua mascote, o CASQUINHA, este projeto foi uma mais-valia para o crescimento pessoal e académico dos mesmos.

Parabéns a todos os alunos envolvidos, pela idealização, construção e participação nas atividades decorrentes da implementação deste projeto.

 Destacamos os alunos Guilherme Vieira e Madalena Gandra, que arrecadaram o primeiro prémio pela participação ativa na requisição e leitura dos livros, e o aluno Rodrigo Cerqueira, a quem foi atribuído o segundo prémio. 

Os alunos Beatriz Santos, Francisco Pestana, Laura ferreira e Lucas Santos, também receberam lembranças do Casquinha, pois, ao longo do ano, tiveram uma presença constante na requisição e leitura dos livros da biblioteca.

 LIVROS são, sem dúvida, AMIGOS que nos ajudam a pensar e que nos fazem ter asas para voar!

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 17:57

«Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.» Partindo desta tão célebre frase de Antoine de Saint-Exupéry, deu-se início ao espetáculo de despedida dos alunos finalistas de nono, este ano, intitulado “Heróis, SEMPRE!”. 

Dramatizaram os episódios que estudaram em Os Lusíadas, engrandecendo as virtudes dos heróis do passado: a tenacidade, a intrepidez, a bravura, a ousadia, a coragem e resiliência dos destemidos portugueses, que, dominando mares desconhecidos, projetaram o nome de Portugal. A turma A deu voz ao “Consílio dos deuses”, à “Inês de Castro”; a turma B, à “Praia das Lágrimas”, ao “Gigante Adamastor”, através do texto pessoano “O Mostrengo”; a turma C, à “Preparação da Ilha dos Amores” e à “A aventura de Leonardo na Ilha dos Amores”. Também se glorificou a arte e o talento do Príncipe dos Poetas, Luís Vaz de Camões, através da declamação de poemas de Miguel Torga e de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Olhando para os grandes heróis do passado, celebrados no poema épico, a festa terminou com a homenagem à família. Avós, pais e mães foram reconhecidos pelos seus educandos. Com palavras sentidas, ressalvaram a força dos seus heróis, que, sem capa, sem poderes especiais, os guiam, com valores, ao sucesso.

Pondo à prova competências de leitura, de expressão escrita e de oralidade, fomentou-se, assim, os valores da responsabilidade, do compromisso e da GRATIDÃO.

Por admin.colegiosteresinha Em 13/07/2023 17:54

Findo mais um ano letivo, é tempo de aqui registar outras atividades que tiveram um papel importante na formação integral dos alunos. Assim sendo, é de partilhar a Festa do Desporto Escolar, iniciativa da Direção Regional da Educação, que promoveu a competição saudável entre escolas madeirenses nas mais variadas modalidades desportivas.

Depois do memorável espetáculo de abertura na Praça do Povo, a 24 de maio, foram 211 os participantes do Colégio de Santa Teresinha, alunos dos 5.º aos 9.º anos. Entre 25 de maio e 1 de junho, participaram em diversas modalidades, como o atletismo, o badminton, o basquetebol, o futsal e o ultimate. Algumas foram as distinções alcançadas pelo empenho e talento demonstrados. No atletismo, houve medalhas conquistadas e um prémio para a equipa de infantis; no basquetebol, destacaram-se as equipas de iniciados que alcançaram os 2.º e 3.º lugares do pódio. 

Ressalvou-se, por fim, a responsabilidade e o talento dos alunos do Colégio, que demonstraram espírito de superação e de fair-play, entre os valores olímpicos da EXCELÊNCIA, do RESPEITO e da AMIZADE. Também se evidenciou a colaboração das famílias, em especial dos pais, nesta FESTA. 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/07/2023 16:17

Os alunos do Colégio de Santa Teresinha são, todos os anos, incentivados a participar no projeto Parlamento jovem, promovido pela Assembleia Legislativa Regional e, este ano, subordinado ao tema “Saúde Mental e os Jovens”. Considera-se importante que os alunos tomem conhecimento do funcionamento das instituições democráticas, conteúdo que se insere, na perfeição, na disciplina de cidadania e desenvolvimento. 

Foram realizadas as diferentes fases, Escolar e Distrital, tendo a última fase, a Regional, acontecido no passado dia 12 de maio, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Nesta última fase e no início da sessão plenária, Sua Excelência o Presidente da Assembleia Legislativa, o Dr. José Manuel de Sousa Rodrigues, e Sua Excelência o Secretário Regional da Educação e Tecnologia, o Dr. Jorge Carvalho, saudaram os jovens “deputados”, os alunos, e os professores envolvidos.

Procedeu-se à apresentação das propostas de recomendação final aprovadas em reunião de comissão, seguindo-se a intervenção dos representantes de cada partido parlamentar (PCP; JPP; CDS/PP; Ps; PSD), que, na generalidade, concordaram com as medidas apresentadas.

Durante o intervalo, foi feito um convívio onde os jovens “deputados” tiveram oportunidade de interagir com os reais deputados da Assembleia Legislativa Regional.

Na segunda parte desta sessão, os alunos tiveram a possibilidade de questionar os senhores deputados sobre a temática em questão e perceber o seu posicionamento face a possíveis medidas a serem tomadas.

Para finalizar esta edição, os verdadeiros deputados fizeram uma pequena intervenção, felicitando os participantes e relembrando que os jovens são o futuro, pelo que é importante que se envolvam nos assuntos de interesse social, político e económico da Região.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/07/2023 16:12

O fim do ano letivo tem outro sabor quando se termina de forma divertida. Assim aconteceu para os alunos dos 7.º e 8.º anos, que foram levados a passar o dia 15 de junho no Parque Temático da Madeira.

O percurso começou com a animada viagem de autocarro até Santana. Chegados ao Parque Temático, começa a verdadeira diversão! Foi a viagem de barco no lago do Parque, onde se pôde observar a perícia dos nossos alunos remadores. Por entre gargalhadas e pingos de água, todos puderam regozijar-se com um passeio de barco. Não faltou o transporte terreste, o comboio, que, numa viagem de dez minutos, fez um périplo pelas maravilhas do Parque.

Tempo houve para as brincadeiras no parque infantil e para a toma conjunta de um lanche, o restabelecer forças necessário para a diversão continuar.

Em grupos, os alunos passaram pelos pavilhões temáticos, onde aprenderam de forma lúdica. Foi o Pavilhão Júnior, o Pavilhão “Viagem Fantástica” e o Pavilhão “Descoberta das Ilhas”.

Brincar no labirinto e visitar a Quintinha também fizeram parte deste dia maravilhoso.

Terminou-se com o gelado, como não podia deixar de ser!

E assim, cansados, mas de coração cheio, se assistiu a mais um final do ano letivo. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 29/06/2023 09:04

A 12.ª edição da Semana Regional das Artes/23, decorreu de 12 a 18 de junho e foi uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação.

Distribuídos por vários palcos dispostos pela cidade do Funchal, crianças e jovens das escolas da RAM puderam dar vida a várias áreas expressivas, tais como a música, o canto, o teatro, a dança, as artes plásticas, o cinema e a multimédia.

Este projeto envolveu várias escolas da RAM e teve como objetivo a divulgação do trabalho artístico que se faz nas escolas. Paralelamente, foi, também, uma forma de promover a cultura, numa perspetiva educacional, levando estas vivências à comunidade em geral.

O Colégio de Santa Teresinha marcou presença no dia de abertura com os mais “pequeninos”. De manhã, foram os caracóis maravilhosos que representaram o nosso pré-escolar. À tarde os gatinhos, peixinhos e borboletas, embelezaram o palco do Jardim Municipal, com os enérgicos alunos do 1.º ciclo.

Inserido, ainda, neste projeto, aconteceu o Festival Juvenil Vozes da Nossa Escola, um festival inteiramente dedicado ao canto e que, entre muitos outros, contou com a presença de três alunas do Colégio de Santa Teresinha. Todos os participantes estão de parabéns, contudo, a nossa aluna do 1.º ciclo, Leonor Telo Aniceto, merece um destaque especial, pois foi ela que obteve o primeiro prémio no âmbito desta atividade.

PARABÉNS a todos os envolvidos neste projeto, pois a arte é uma das mais grandiosas expressões do ser humano. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 23/06/2023 10:24

Foi no passado dia 12 de junho que, juntos, dissemos até já!

No ginásio do Colégio, celebrou-se a eucaristia final, envolvendo os alunos dos sétimos e oitavos anos, bem como professores, direção, funcionários e alguns pais.

Num ambiente de fraternidade e de calor humano, os alunos rezaram a Deus, agradecendo as vitórias e os percalços do ano letivo, que contribuíram para o seu crescimento pessoal e académico.

Durante a eucaristia, ouviram-se cânticos religiosos entoados pelos alunos, que orientados pelas professoras, embelezaram o momento.

Após a cerimónia religiosa, foi tempo de entregar diplomas aos alunos que participaram no Campeonato Escolar Supertmatic, de carácter nacional.

O Supertmatic Quiz Matemática estimula a aquisição, ampliação e consolidação de um vasto conjunto de conhecimentos matemáticos (números romanos, geometria, frações, percentagens, simbologia e linguagem matemática, problemas, etc.) e foi, com muito orgulho, que vários dos alunos CST conseguiram chegar a posições de destaque.

Tempo houve, ainda, para a entrega de certificados aos alunos de nono ano que participaram no concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, promovido pelo Palácio de São Lourenço. Também neste concurso se atingiram patamares de excelência e destaque. Assim, terminou-se este encontro com a leitura do texto da Ana Maria Silva que recebeu uma menção honrosa por parte do júri deste concurso.

 E assim se fecha mais um capítulo!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 23/06/2023 10:18

Neste terceiro período, o clube PerLinguas voltou a ter uma presença muito ativa junto da comunidade escolar do CST.

Desta feita, foram propostos quatro desafios. Ao longo de quatro semanas, os alunos puseram à prova os seus conhecimentos e capacidades nos mais diversos domínios.

As celebrações alusivas ao dia 13 DE MAIO marcaram o ponto de partida e foi tema do primeiro desafio. Neste, e sempre, a Nossa Senhora de Fátima guiou os alunos pelo caminho do conhecimento e da vitória!

O segundo desafio ofereceu uma homenagem a alguns dos mais célebres escritores, consubstanciando-se na comemoração do DIA DO AUTOR PORTUGUÊS. Almejou-se aprimorar o gosto pela leitura e pela escrita, sobretudo numa altura em que os alunos, na disciplina de português, dedicavam grande parte das suas aulas ao texto poético.

Festejar o DIA DA CRIANÇA foi a terceira aventura para os alunos PerLinguas.  Promovendo a introspeção, mas, também, a diversão, este desafio partiu do pensamento tão assertivo de Ernest Hemingway: "De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?"

O Clube PerLinguas terminou em grande! Celebrou o 10 DE JUNHO com convicção, impregnado de um patriotismo digno de comemoração! Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas... Fomos, somos nós! E este foi o tema do quarto desafio.

Ao lançar estes desafios, o Clube busca fazer crescer os alunos a nível pessoal, social e pedagógico! Essa é a meta e para tal não há primeiros lugares. Há vitórias alcançadas! Há sorrisos, há dedicação e há esperança, pois a linha de chegada espera por cada um dos participantes. Valeu a pena!

 Na galeria de fotografias, podemos observar a entrega de alguns dos prémios. PARABÉNS a todos os alunos que participaram neste Clube e que fizeram valer a pena cada momento de trabalho.

Por admin.colegiosteresinha Em 23/06/2023 10:11

O projeto, “Nós somos o que comemos!”, desenvolvido no âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento, no 6.º ano de escolaridade, visa consciencializar os alunos e toda a comunidade educativa para a importância de uma ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, variada e nutritiva em prol de uma VIDA saudável e FELIZ.

 Por entre cores e sabores, saltitam hortícolas, legumes e frutos pelos placares do 3.º andar. A acompanhar, textos com ricos esclarecimentos sobre a qualidade dos alimentos e as vantagens do seu consumo. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 23/06/2023 10:02

A atividade de escrita, intitulada “Nas Ondas da Poesia”, realizada pelos alunos do 6.º ano, na disciplina de português, teve o propósito de não só desenvolver a competência da escrita e da leitura bem como estimular a criatividade, o pensamento crítico e despertar a sensibilidade dos alunos, atribuindo novos significados ao mundo real.

Os trabalhos encontram-se expostos no 3.º andar do Colégio e, por entre ondas e águas cristalinas, os alunos fizeram poesia em língua portuguesa.

 Partiram com MOTIVAÇÃO. Escreveram com DISTINÇÃO. São POESIA!

Por admin.colegiosteresinha Em 23/06/2023 09:56

Foi a 3 de junho que o Colégio de Santa Teresinha se fez representar no Palácio de São Lourenço, no âmbito do concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, destinado a premiar os melhores textos individuais, relativos às temáticas evocadas nesta efeméride, escritos por alunos que frequentem qualquer estabelecimento de ensino básico, secundário ou profissional, da rede pública e privada, da Região Autónoma da Madeira. 

Neste contexto, dois textos do colégio dos cinco partilhados com o Gabinete do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira receberam uma distinção. O terceiro prémio foi para aluna Ana Carolina Ornelas Oliveira do nono C, com a sua apreciação crítica, a comparar Portugal a uma figura geométrica, a um retângulo, com quatro lados. Enalteceu, assim, quatro virtudes de Portugal. A esperança, a intrepidez, a luta e a visão. A menção honrosa foi para a aluna Ana Maria Sá da Silva do nono A, que escreveu um criativo texto narrativo, carregado de recursos expressivos. Com o título “Nas pitorescas ruelas de Lisboa”, construiu uma narrativa em prosa poética, que enalteceu o engenho do príncipe dos poetas, o épico Luís Vaz de Camões.

No Salão de Baile, leram e brilharam com a sua expressividade. Mostraram que dominavam a língua falada e escrita. Entre tantos elogios, sorrisos e fotografias, a sua arte foi reconhecida e homenageada.

Parabéns a todos os alunos do Colégio que escreveram um texto sobre esta celebração. Todos dignos de serem cantados no Salão de Baile. Bem-haja!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 23/06/2023 09:45

Mais um ano letivo a premiar a arte e o engenho dos alunos do nono na escrita e no desenho gráfico, na senda do estudo da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

Neste sentido, os alunos foram motivados para a ilustração de uma personagem da peça vicentina e para a composição de versos, com o intuito de, entre outros objetivos, estimular o gosto pela leitura da peça vicentina Auto da Barca do Inferno e pelo desenho gráfico; de incrementar a competência da escrita a partir do retrato em verso; de fomentar a criatividade e o trabalho em equipa entre os professores, de português e de educação visual, e os alunos finalistas.

Concluídos os trabalhos, dinamizou-se uma galeria de tipos da época quinhentista, no terceiro andar, em que se ressalvou, a sátira do dramaturgo, que, habilidosamente, não atinge pessoas, mas grupos sociais ou profissionais, visando pôr em cena a máxima latina “ridendo castigat mores” (“a rir castigam-se os costumes”).

 Uma reflexão crítica do criador do teatro nacional acerca dos vícios e das virtudes de que o mundo contemporâneo pode colher grandes ensinamentos.

Por admin.colegiosteresinha Em 23/06/2023 09:34

Dinamizado pelas professoras titulares do primeiro ano, o projeto “Maria, Mãe do Céu” incitou toda a comunidade do ciclo à oração em benefício da paz no mundo, através da ilustração e composição de belos trabalhos e do encontro no ginásio do colégio, seguido de procissão.

A eternizar a celebração do 13 de maio, fez-se uma festa no ginásio, em que Maria foi homenageada como a Mãe do Céu, a Rainha da Paz.  O cântico “A paz correndo como um rio” abriu o evento com a composição de dois placares, em louvor à paz.

Outros cânticos foram entoados, a cimentar os momentos de prece, em que os alunos do primeiro ano dramatizaram a história dos Três Pastorinhos e a Aparição de Nossa Senhora.

Em honra de Maria, fez-se, por fim, uma procissão, em que a Nossa Senhora apareceu sobre um andor rodeada de um jardim de flores brancas. Bem-haja o contributo de cada menino e de cada família!

 

Com esta atividade, através da luz de Maria, conta-se ter contribuído, juntos dos alunos mais jovens, para a construção de uma sociedade mais humana, em que a paz deve ser a realidade de cada um. Um direito!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 23/06/2023 09:23

Ao longo do ano, os alunos do sexto ano foram motivados a realizar um trabalho criativo em cartolina A4, associando a arte à matemática, neste período, às simetrias.

Orientados foram para a utilização de técnicas variadas, com o intuito, entre outros objetivos, de incentivar os alunos a observarem o ambiente em seu redor, em busca de simetrias; de relacionar a matemática com objetos e imagens reais; de incutir o gosto pela matemática e a sua aplicação prática.

A conciliar a arte com a matemática, os trabalhos resultantes deste projeto embelezaram os placares do primeiro andar, numa galeria apelativa de trabalhos, evidenciando a criatividade aplicada ao conceito de simetria em diferentes contextos.

Eis um trabalho de enriquecimento do currículo em que os alunos desenvolveram um trabalho original, recorrendo à imaginação, inventividade e desenvoltura, promovendo, por um lado, a criatividade e a inovação e consolidando, por outro, conteúdos aplicados na aula de matemática.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 23/06/2023 08:58

“Doce contador” é o projeto de educação e mediação cultural do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal que motivou a visita de estudo dos alunos do primeiro ano ao Núcleo Museológico da Cidade do Açúcar, no início deste período, localizado no coração do centro histórico do Funchal, na freguesia da Sé.

Guiados pela contadora de histórias, Andreia Baptista, os alunos participaram na história sobre a introdução da cana do açúcar na Madeira pelo produtor e negociante flamengo, João Esmeraldo. A partir de jogos educativos, que apelavam à descoberta mediante os sentidos, os alunos conheceram também o património do museu. Admiraram, entre outras peças, formas de açúcar, pinturas e esculturas flamengas, contadores, objetos em prata lavrada com o brasão de armas da cidade, exemplares de porcelana chinesa.

 A ouvir uma contadora na casa do açúcar, os alunos foram encorajados a querer aprender mais e a desenvolver o pensamento crítico e criativo.

Por admin.colegiosteresinha Em 11/06/2023 15:56

Os alunos do Clube TecnoArtes, responsáveis pela elaboração dos robôs subaquáticos, participaram no Encontro ROV4ALL Madeira 2023, realizado no dia 26 de maio, entre as 9h30 e as 12h30, nas Piscinas da Penteada.

Durante o encontro, os alunos do Colégio de Santa Teresinha apresentaram os robôs construídos no Clube, demonstrando habilidades na área da robótica submarina.

O Clube TecnoArtes tem vindo a proporcionar um ambiente estimulante para os alunos explorarem o seu interesse pela robótica e tecnologia. Sob a orientação do professor do Clube, têm a oportunidade de desenvolver competências de engenharia, programação e trabalho em equipa. Assim sendo, os alunos trabalham com recurso a materiais, instrumentos, ferramentas, máquinas e equipamentos tecnológicos, relacionando conhecimentos técnicos e científicos.

 Esta atividade de enriquecimento do currículo reforça ainda mais o compromisso da escola em promover o desenvolvimento de competências essenciais na formação integral dos seus alunos.

 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 04/06/2023 14:04

Desta feita, foi a vez dos alunos do 4.º ano de escolaridade trabalharem os valores da democracia, tema inserido no âmbito do Estudo do Meio.

O órgão por excelência da democracia é a Assembleia Legislativa, onde todos os cidadãos estão representados. Por esta razão, os alunos foram levados a conhecer a Assembleia Legislativa Regional, percorrendo as suas salas e ouvindo a explicação sobre o que de mais importante se faz neste órgão de poder regional.

Houve a passagem pelo Salão Nobre, pela Sala Vermelha, pela Sala das Comissões e pela Biblioteca, terminando com a presença dos nossos “mini” deputados sentados no Hemiciclo.

Que os nossos alunos sejam homens e mulheres de grandes decisões e de participação cívica, que façam acontecer a democracia e manter presente o valor determinante que é o da soberania popular. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 04/06/2023 13:55

Basta um clique e surge a fotografia, que, editada com filtros, vai ser postada nas redes sociais. E assim é a sociedade do século XXI. Num segundo, tudo acontece, mas os nossos jovens, alunos do 8.º ano de escolaridade, foram aprender como tudo isto era feito no século XIX.

Sem cliques rápidos, sem filtros digitais, sem flash e com luz natural, se fazia a fotografia. A primeira fotografia foi tirada a uma paisagem e demorou oito horas a ficar concluída. Quando as pessoas passaram a surgir na fotografia eram infindáveis quinze minutos para a fotografia acontecer. Hoje, num minuto, tiram-se mais fotografias do que em todo o século XIX se tirou.

Foi interessante observar as exclamações dos alunos perante a evolução acontecida nesta área. O que hoje parece simples e fácil nem sempre foi assim.

É com gosto que a disciplina de história contribuiu, mais uma vez, para o conhecimento do passado e para o enriquecimento do saber dos alunos.

 “Says Cheese!”

 

Por admin.colegiosteresinha Em 04/06/2023 13:47

Encontrando-se os alunos do 9.º ano de escolaridade a concluir uma etapa escolar que obriga a tomadas de decisão nem sempre fáceis, o Serviço de Psicologia e Orientação do colégio dinamizou a Semana da Orientação Escolar e Vocacional, entre os dias 18 e 28 de abril de 2023, na biblioteca do edifício principal.

Entre outros objetivos, pretendeu-se proporcionar aos alunos à saída do ensino básico um conhecimento de si mesmo e da realidade académica e profissional em que se inserem. Mais conscientes e informados, crê-se que os alunos farão as suas escolhas com assertividade.

Para esta iniciativa, inserida no programa de orientação vocacional desenvolvido ao longo do ano letivo, foram convidados profissionais de diversas áreas. Nas suas partilhas, estes possibilitaram aos alunos maior informação, diversidade, reflexão e sucesso nas escolhas. Estiveram presentes o Sargento Quintal, a representar o Exército, o engenheiro informático João Santos, o arquiteto Carlos Gonçalves e a Dra. Carina Teixeira do Instituto de Emprego da Madeira. Bem-haja!

Neste evento de partilha, em que os valores da responsabilidade, da integridade, da excelência e da liberdade fizeram parte, os jovens alunos foram encorajados a dar o seu melhor sempre, a investir o máximo no mínimo que fizerem, pois, como dizia o poeta, “para ser grande, sê inteiro”.

Por admin.colegiosteresinha Em 04/06/2023 13:38

Foi a 27 e a 28 de abril que as alunas apuradas para a fase regional do Triatlo Literário/ Concurso Nacional de Leitura (TL/CNL) se apresentaram no auditório da Biblioteca Pública Regional movidos pelo sonho. Perante um júri atento, prestaram provas de leitura expressiva, de argumentação oral e, por fim, de interpretação.

No dia 27 de abril, as alunas promoveram, com distinção, a beleza das obras que escolheram para o seu desempenho. A representar o primeiro ciclo, a Isabel apresentou a Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Quanto ao segundo ciclo, a Joana enalteceu a obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres.

A 28 de abril, a aluna de terceiro ciclo, a Ana Maria, glorificou a doçura do menino Zezé da obra de José Mauro de Vasconcelos – O meu pé de laranja lima. Entre outras razões, destacou a escrita emocionante e os valores transmitidos a cada capítulo.

No final, as alunas do Colégio de Santa Teresinha tiveram um merecido lugar no pódio. A Isabel ficou no segundo lugar, tendo a Joana e a Ana Maria conquistado um terceiro lugar. E, mais uma vez, brilharam com o seu talento na festa da leitura. Muitos parabéns!

Por admin.colegiosteresinha Em 09/05/2023 13:23

No passado dia 26 de abril, os alunos do 6.º ano de escolaridade do Colégio de Santa Teresinha realizaram uma visita de estudo à Delegação Regional da Cruz Vermelha Portuguesa.

O grupo do Colégio foi recebido pelo presidente, o Tenente-Coronel Rui Nunes, que, sob o olhar atento dos alunos, abordou a história da instituição, o serviço cívico que esta realiza, as formações que disponibiliza e os programas de voluntariado que operacionaliza.

Ao longo da palestra, é de ressalvar os valores da responsabilidade e do altruísmo por parte dos alunos, quer nas questões colocadas, quer nas observações feitas.

Estamos em crer que a sensibilização para a ajuda comunitária deverá ser feita desde cedo e a instituição visitada prima pelo trabalho nesta área de intervenção. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 09/05/2023 13:04

Mais uma vez a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento trouxe conhecimento à comunidade escolar do Colégio de Santa Teresinha.

Juntando diferentes anos escolares, temas diversos, mas que se interligam, e o trabalho conjunto de várias professoras e vários alunos, encontra-se a decorrer uma exposição no 3.º andar do Colégio.

Os alunos do 6.º ano de escolaridade, motivados pelo trabalho no domínio do Desenvolvimento Sustentável, realizaram, a pares, cartazes que aludem às boas práticas ambientais. A partir de um conselho ou slogan, fizeram uma ilustração criativa, tornando o trabalho apelativo.

Por seu turno, os alunos do 8.º ano de escolaridade, imbuídos do espírito conservador, realizaram pequenos vídeos, sensibilizando para a causa ambiental. Este trabalho inseriu-se no domínio da Educação Ambiental.

Por último, os alunos do 9.º ano de escolaridade, consubstanciando o tema dos Riscos, elaboraram cartazes que pretendem transmitir informação sobre como prevenir riscos e/ou como ultrapassá-los, caso aconteçam. Foi trabalhado o risco de incêndio, em ambiente natural e em edifícios, a problemática das inundações, os sismos e os acidentes rodoviários. Surgiram, também, trabalhos que nos ensinam sobre os riscos e as precauções a ter quando decidimos fazer uma caminhada na Natureza. Alunos houve que se dedicaram à realização de um plano de emergência, abordando formas de atuar face aos diferentes fenómenos.

Assim se enriquece o 3.º andar do nosso Colégio, com cor e com conselhos que são uma mais-valia para a nossa segurança. Parabéns a todos pelo trabalho realizado!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 09/05/2023 12:37

Feita a nota de boas-vindas, ao fim da manhã de 31 de março, deu-se início ao recital de poesia intitulado “Nas asas do amor”, no palco do ginásio do Colégio de Santa Teresinha, sendo os alunos finalistas de nono ano os protagonistas.

Sob a temática do amor, os alunos declamaram belos poemas de autores de renome, entre eles, Luís de Camões, António Gedeão, António Ramos Rosa, Nuno Júdice, Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder e Pablo Neruda. Interpretaram na dança três belas canções, com coreografia do talentoso do professor Luís Daio. A complementar este espetáculo, houve três momentos musicais, a imortalizar os temas “Ser poeta”, de Florbela Espanca, “No teu poema”, de Carlos do Carmo, e “Se eu”, de Fernando Daniel, nas vozes de Leonor Freitas, Beatriz Teixeira e Lorena Berim.

Assim, num ambiente intimista, para a comunidade educativa dos 2.º e 3.º ciclos, os alunos, em final de ciclo, desenvolveram um projeto criativo. Para o efeito, utilizaram, de modo proficiente, diferentes linguagens e recorreram à imaginação, inventividade, desenvoltura e flexibilidade, com o objetivo de promover o pensamento criativo associado à literatura, às artes, como a música e a dança.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 07/05/2023 20:51

Encerrou-se o mês de março com duas emotivas eucaristias, a representar a Santa Ceia, num momento bonito que contou com a presença da família dos alunos. Nesta dramatização, com alusão à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e ao rito religioso do “lava-pés”, vivenciou-se A HUMILDADE, A GENEROSIDADE E A FIDELIDADE DE JESUS.

Participando nas leituras, nas orações e nos cânticos, os alunos causaram emoção a todos, pela sua fé e dedicação. Houve, entre os mais crescidos, quem mostrasse a sua arte a tocar um instrumento musical. Tudo por amor e fé na ressurreição de Jesus.

Neste jeito, mantém-se a celebração da Ceia que Jesus instituiu para, depois, ressuscitar e salvar cada crente de BOM CORAÇÃO. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 07/05/2023 20:39

Foi a 24 de março que alguns dos participantes da fase escolar e da fase concelhia do Triatlo Literário/Concurso Nacional de Leitura partilharam as suas provas de leitura expressiva com os alunos do primeiro ciclo.

A compor esta partilha, houve dois momentos de dança, um a abrir o evento e outro a encerrar, sob o engenho dos alunos dos 2º e 3.º ciclos e arte do professor Luís Daio. Muitos foram os versos recitados e os textos lidos com emotividade. É de destacar os poemas “Os livros”, de José Jorge Letria, e “Livro”, de Luísa Costa Gomes. Com estes, ficou a vontade de afagar os livros, de os valorizar mais e de os ter sempre ao colo.

Desta forma, fez-se jus ao objetivo primordial desta celebração da leitura, ESTIMULAR O GOSTO E O PRAZER DA LEITURA.

Por admin.colegiosteresinha Em 02/05/2023 13:19

2.º Torneio Regional Escolar de Ultimate de praia para o 2.º Ciclo

A modalidade de Ultimate Frisbee está a ganhar relevo nas escolas, seja na Europa ou fora dela. Portugal está agora a dar os primeiros passos a este nível.

Na Região Autónoma da Madeira, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços do Desporto Escolar (DSDE), continua na vanguarda deste desporto.

No Colégio de Santa Teresinha, a modalidade veio para ficar! Numa primeira fase, o Professor Nuno Caçador, responsável pela modalidade na DSDE, esteve presente nas aulas de educação física das turmas do 6.º ano, levando os alunos a praticar Frisbee e a relembrar as suas regras.

Fruto do sucesso obtido no ano passado, e dando continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos, numa segunda fase, aconteceu, no dia 29 de março, na praia de Machico, o 2.º Torneio Regional Escolar de Ultimate Frisbee de praia para o 2.º Ciclo.

Uma vez mais, o Colégio de Santa Teresinha esteve presente com trinta e dois alunos do 6.º ano, distribuídos por quatro equipas, cada uma constituída por oito alunos (quatro masculinos e quatro femininos).

Esta atividade permitiu fomentar a camaradagem, a amabilidade e a correção na relação com outro. Acrescenta-se o exercício físico, tão importante para uma vida saudável.

Nos intervalos entre jogos, os alunos tiveram a oportunidade de desfrutar do tempo livre, refrescando-se nas águas da praia.

Feito um balanço final, considera-se que a atividade foi muito enriquecedora, tendo-se notado um forte empenho e uma grande responsabilidade por parte dos alunos participantes.

 Que continuemos a desenvolver a aprendizagem, formando alunos mais felizes!

Por admin.colegiosteresinha Em 23/04/2023 22:06

A 21 de março, os alunos dos 1.º e 3.º anos do Colégio de Santa Teresinha participaram na iniciativa comemorativa do Dia Internacional das Florestas no Parque Florestal do Montado do Pereiro, operacionalizada pela Divisão de Formação e Comunicação - Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).

Percorrendo um circuito lúdico-pedagógico alusivo à floresta, os alunos iniciaram a sua atividade no portão Norte do Parque Florestal e concluíram-na, passadas duas horas, junto às casas geridas pelo IFCN. A pé, passaram por sete postos, onde foram colhendo ensinamentos essenciais para a preservação das florestas. Assim sendo, depois da receção no coreto, passaram ao posto dois, onde os cuidados a ter na floresta foi o tema abordado pelo corpo de polícia florestal. Depois, junto dos Sapadores Florestais, no posto três, ressalvou-se o papel de cada um na prevenção dos incêndios. A seguir, foi tempo de plantar uma árvore no posto quatro. Em seguida, o Corpo de Vigilantes da Natureza descreveu a vida na floresta, salientando o papel de vigilância e a proteção da fauna e da flora. Posteriormente, no posto seis, ao encontro da floresta, os alunos foram motivados a construir um tear simbólico com elementos da natureza recolhidos ao longo do percurso: pinhas, folhas, líquenes, ramos, ouriços, entre outros. A terminar, foram recebidos pela Companhia dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, que destacou a sua função no combate dos incêndios, prestando, assim, a sua atividade de formação cívica através da exemplificação de pequenas ações inerentes à prevenção.

Neste Dia Internacional das Florestas, em que também se celebrou o Dia Mundial da Árvore e o início da primavera, muito se aprendeu nesta ação de sensibilização ambiental. Ficou, graças generosidade dos elementos do IFCN, em cada participante, a consciência e a responsabilidade na construção de um futuro sustentável.

Por admin.colegiosteresinha Em 23/04/2023 21:57

Na placa central da Avenida Arriaga, entre 24 de março e 2 de abril, realizou-se a 49.ª Feira do Livro, sob a responsabilidade da Câmara Municipal do Funchal. Esta edição teve como tema central o Teatro, no âmbito das comemorações dos 135 anos do Teatro Municipal Baltazar Dias e a homenagem a Natália Correia, integrada no centenário do nascimento da escritora. 

 À luz das edições anteriores, várias foram as atividades desenvolvidas nesta Feira, desde animações de rua, lançamentos de livros, concertos, espetáculos de teatro, espetáculos multidisciplinares, atividades infantojuvenis e a participação de autores. 

Neste contexto, a 30 de março, os alunos do 1.º ano do Colégio de Santa Teresinha foram à Feira do Livro para assistir ao teatro musical “Truz Truz Amor”, no Largo da Restauração. Este espetáculo, a cargo da Flow e do Jardim da Maju, abordou a temática dos afetos e do amor, através da alegria de uma borboleta aventureira que vivia num jardim encantado com os seus amigos.

De forma divertida e colorida, entre abraços e magia, a Feira do Livro do Funchal continua a promover hábitos de leitura. 

Por admin.colegiosteresinha Em 23/04/2023 21:52

Para celebrar a chegada da primavera, foram os meninos e as meninas das salas dos cinco anos do Colégio de Santa Teresinha ao auditório do Jardim Municipal do Funchal, na manhã de 21 de março, às 11h00. Assistiram e participaram na história infantil “A Primavera Chegou”, interpretando os invertebrados caracóis, sob as orientações da Equipa de Animação da Direção Regional de Educação/ Direção  de Serviços de Educação Artística (DSEA).

Abordando a temática da natureza, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação/ DSEA, promoveu a 1.ª Edição do evento Jardim em Festa, que contou com o envolvimento de 120 crianças do ensino pré-escolar de várias instituições.

E, nesta animação, ressalvou-se a importância da conservação da fauna e da flora para o equilíbrio do meio ambiente.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 23/04/2023 16:51

Do latim “Via Crucis”, Via Crúcis ou Via Sacra é o caminho que Jesus Cristo percorreu desde o palácio de Pilatos até o monte Calvário onde foi crucificado.

Foi a 17 de março que os alunos do segundo ano dinamizaram a encenação da Paixão e Morte de Cristo. No ginásio, representaram algumas das estações que ilustram o trajeto que foi percorrido por Jesus, pelas ruas de Jerusalém, carregando a cruz. Entre orações e cânticos, contemplaram o modo como Jesus demonstrou o seu amor até ao fim. Junto da Cruz, estiveram, como irmãos e irmãs, rezando por Ele e por todos os que sofrem.

Depois deste momento, tempo houve para o ato penitencial no exterior, em que os alunos puderam purificar, simbolicamente, as ações incorretas registadas em sala de aula.

Com esta atividade, ficou a lição de que Jesus é a expressão máxima do amor com que Deus ama a humanidade. E, com fraternidade no coração, seguiram, por fim, para as suas salas.

Por admin.colegiosteresinha Em 23/04/2023 16:39

Foi no início da tarde de 31 de março que ocorreu a 12.ª edição do festival “Cantos e Encantos”, no ginásio do Colégio de Santa Teresinha, com a orientação da professora de educação artística, Marília Sousa.

Neste evento, participaram doze solistas do primeiro ciclo, dois alunos por cada uma das turmas dos terceiro e quarto anos. Interpretaram temas do Festival da Canção Infantil da Madeira (FCIM), sob o olhar atento do júri formado por personalidades da área artística: Catarina Gomes, coordenadora regional das modalidades artísticas dos 2.º e 3.º ciclos; Noémi Reis, além de letrista e compositora, é professora de educação artística na escola Maria Eugénia Canavial; Olívia Caldeira, coordenadora de canto coral na Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) e professora de educação artística no Colégio dos Salesianos.

Deu-se início ao espetáculo de canto com a aluna  Leonor Aniceto (4.ºA) a interpretar “Olhar de Criança”,  a canção que representou o colégio em 2022 no Festival “Vozes da nossa escola”, iniciativa da Direção Regional de Educação (DRE) na Semana Regional das Artes.

Ouvidas as belas atuações, houve uma segunda parte, para reflexão e decisão do júri, com canto, dança, teatro e poesia. Por iniciativa dos alunos, houve a peça de teatro “À descoberta da ilha da amizade”; a interpretação das canções “Cidade” e “Todas as ruas do amor”; a dança ao som de “Finding the rose”; a declamação da poesia “Eclipse Solar”.

No final, dois alunos sagraram-se vencedores do Festival: Inês Sofia da turma 4.º B, que cantou o tema “Jamboyo”, letra de Carla Costa e música de Leandro Costa, e João Bernardo da turma 4.º C, com o tema “Despertar o sonho”, letra de Noémi Reis e música de Ricardo Rodrigues. Houve dois louvores de desempenho para dois alunos: o João Francisco do 3.º B, intérprete da canção “Manela, Manela”, letra e música de Paulo Fernandes; Lara do 4.º A, com “Sorrisos de Sol”, letra de Noémi Reis e música de Maria João Caires.

Incitou-se, neste projeto de “cantar e encantar”, cada participante a pôr em prática os valores da responsabilidade, da excelência e da perseverança, para além de se potencializar a criatividade e as linguagens associadas às artes.  

Por admin.colegiosteresinha Em 23/04/2023 16:34

No âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os alunos das turmas A, B e C do sétimo ano de escolaridade criaram individualmente um “banner” sobre a Páscoa. Com a orientação do professor, utilizaram, para o efeito, o software de edição de imagem GIMP. Com o intuito de reconhecer o empenho e o mérito dos alunos nesta execução, o melhor trabalho de cada turma foi divulgado no site da escola durante a celebração religiosa.

Com esta iniciativa, os alunos puderam desenvolver habilidades e competências em edição de imagem nas aulas de TIC, segundo o disposto nas Aprendizagens Essenciais da disciplina. A atividade permitiu a aplicação prática de outros conhecimentos teóricos e técnicos aprendidos em sala de aula, o que fomentou a valorização da disciplina e da cultura digital.

A desenvolver o pensamento criativo, eis outra atividade das TIC a contribuir para a formação integral dos alunos.

Por admin.colegiosteresinha Em 16/04/2023 17:52

Estiveram 72 alunos do Colégio de Santa Teresinha, distribuídos pelos escalões de infantis e iniciados, a participar no torneio escolar basquetebol 3x3 - Basquetebol na Cidade, a 9 de março, na baixa da cidade do Funchal, mais especificamente na praça do Povo, Heliporto e Cais 8.

Além do programa de jogos, os alunos participaram numa prova de orientação urbana. Para o efeito, receberam uma camisola, um mapa e um chip. Nos pontos assinalados, tiveram de cumprir um desafio em equipa, tendo alguns dos desafios a ver com os patrocinadores do evento.

Muitos foram os objetivos que nortearam esta atividade de enriquecimento curricular. Entre outros, promover a modalidade de basquetebol em todos os níveis de ensino; incentivar a prática regular de atividade física como forma de melhorar a saúde e a qualidade de vida; desenvolver as competências essenciais para a vida em comunidade, como o trabalho em equipa, a cooperação, a lealdade, fair-play, respeito pelas regras e o convívio salutar entre os pares; sensibilizar para a alimentação saudável e uma hidratação equilibrada; fomentar para uma consciência ambiental e ecológica.

Feito o balanço, o grupo disciplinar de educação física do colégio apontou ter sido uma ação deveras enriquecedora. Ressalvou a dedicação e a responsabilidade de todos os alunos, bem como a colaboração dos pais. Destacou, por fim, o primeiro lugar da equipa de infantis 1 femininas e o segundo lugar da equipa de iniciadas femininas, tendo as restantes equipas concluído com resultados acima da média.

Muito além dos benefícios físicos que a prática do desporto reserva, estão os mentais e psicológicos, não esquecendo os sociais, que promovem a interação e a comunicação, tão essenciais para afirmação de um ser que se quer competente e confiante. Que se continue, assim, a operacionalizar eventos desportivos na cidade. Bem-haja!

Por admin.colegiosteresinha Em 16/04/2023 17:44

Ao Parque Ecológico do Funchal, no dia 28 de março, os alunos dos 5.º e 6.º anos  foram em visita de estudo, no âmbito do estudo realizado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Sob a temática de “A sustentabilidade do meio ambiente”, os domínios do Desenvolvimento Sustentável e da Educação Ambiental foram desenvolvidos com ações diversas, desde a construção de cartazes ao visionamento de documentários, seguido de troca de impressões e da visita de estudo em reportagem.

Em autêntica comunhão com a natureza, os alunos passaram a manhã a passear no Parque, contactaram com algumas espécies animais e plantaram, por fim, uma árvore.

Foram muitos os conhecimentos partilhados acerca do Parque, com especial enfoque para os seus objetivos: a conservação da natureza, a promoção da educação ambiental e a disponibilização de infraestruturas para o recreio e lazer dos visitantes.

E, assim, a 12 km do Funchal, numa zona montanhosa, concretizou-se o propósito da iniciativa, a promoção de valores, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, no sentido de formar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, interventiva e atenta às problemáticas ambientais do mundo atual.

Por admin.colegiosteresinha Em 16/04/2023 17:39

Em trabalho cooperativo, proporcionaram as disciplinas de inglês, de francês e de educação visual uma visita de estudo ao 3D Fun Art Museum, aos alunos de sétimo ano, com o intuito de operacionalizar, por um lado, uma experiência tridimensional visual, aliando o desenho à ilusão ótica e à ciência, e um momento cultural de diversão, por outro.

A 27 de março, neste Museu de Arte Divertida 3D, experimentando cerca de 40 cenários diferentes, entre imagens 3D e ilusões óticas, os alunos entraram no mundo da fantasia e da imaginação, ora encarnando seres diversos ora aventurando-se em posições imensamente divertidas. Foram registando toda esta atmosfera de alegria com as câmaras dos seus telemóveis. No coração do Funchal, entre sorrisos e gargalhadas, os participantes estreitaram relações, com tolerância, empatia e responsabilidade.

E, de forma imaginativa e inovadora, novas ideias e soluções foram partilhadas, na certeza de que a aprendizagem sai enriquecida quando o espaço é descontraído e inovador.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 16/04/2023 17:31

Tendo em conta o estudo da diversidade dos animais na disciplina de ciências naturais, os alunos do 5.º ano participaram na visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal, nos dias 15 e 16 de março, sob a orientação do biólogo Juan Silva e de técnicos especializados do museu.

Com o intuito de dar a conhecer a biodiversidade animal do arquipélago da Madeira, de consciencializar os alunos para os problemas das espécies e do ambiente e de os sensibilizar para a importância da preservação da Natureza, a visita permitiu, também, que os alunos tivessem um momento de convívio nos jardins do museu.

Entre os vários conhecimentos transmitidos, aprenderam que o Museu de História Natural, instalado no Palácio de São Pedro, era o mais antigo Museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira. Acharam interessante o facto de este Palácio, uma das mais significativas obras da arquitetura civil portuguesa, de meados do século XVIII, ter sido, entre outras instituições, residência dos Condes de Carvalhal, Hotel de Carolina Sheffield e o Colégio de São Jorge, dirigido pela Irmã Mary Jane Wilson, fundadora da Congregação Franciscana de Nossa Senhora das Vitórias. 

 E, nesta atividade escolar, os alunos foram estimulados a fortalecer os valores do respeito e da responsabilidade, no sentido de saber agir conscientemente em função do bem do planeta, em especial da biodiversidade animal.

Por admin.colegiosteresinha Em 16/04/2023 17:29

Entre 8 e 14 de março, os alunos finalistas de nono ano participaram na visita de estudo às instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, na senda do trabalho cooperativo das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e Ciências Naturais, no sentido da promoção de uma cultura de segurança, de consciencialização para a adoção de medidas de autoproteção, em função de um bem comum.

Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa apresentação sobre a missão do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, de conhecer a sala de operações e as equipas ao serviço da população, nomeadamente a equipa EMIR e a Brigada Helitransportada.

 Segundo os dinamizadores do evento, o balanço foi extremamente positivo, pois os alunos perceberam a importância da sua responsabilidade para que o sistema de proteção civil seja eficaz. Assim sendo, importante será continuar a proporcionar aos alunos estas experiências com a finalidade de promover comportamentos cívicos e mudar hábitos sociais, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Por admin.colegiosteresinha Em 16/04/2023 08:46

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.

Este é um caminho que cada cristão não faz sozinho, mas na companhia de Jesus, respondendo aos desafios constantes da vida e levando a um crescimento interior, sempre alinhado com a força de Deus.

Em específico, os alunos do 2.º Ciclo realizaram, na disciplina de inglês e no âmbito da atividade “Easter is just a hop away!”, trabalhos alusivos a esta época, aproveitando para enriquecer o seu vocabulário e aprimorar a escrita nesta língua estrangeira. A beleza destes trabalhos poderá ser contemplada no terceiro andar do colégio, onde estão em exposição.

Também no projeto “Perlinguas” se trabalhou esta quadra. O desafio chamou-se “(Re)inventa-te na Quaresma” e consistiu na realização de um questionário através de um Qrcode. Desta feita, a equipa que dinamiza o projeto pretendeu, de forma lúdica, trabalhar a devoção a Deus, permitindo que os alunos refletissem sobre ações menos boas, combatessem preconceitos e abrissem o seu coração ao amor.  

Destaque, ainda, para uma atividade destinada a toda a comunidade educativa. Com o objetivo de orientar as pessoas na partilha que o momento promove, sugeriu-se um conjunto ações a realizar diariamente durante o mês de março, que privilegiaram a reflexão individual, a ligação próxima com Deus, a partilha com o outro e a preparação de cada um para receber Jesus. Pelas escadas do Colégio, balões de fala registavam estas ações, sugerindo a cada um que, no seu tempo, as pudesse realizar.

Neste âmbito, foi efetuada uma recolha de roupas, brinquedos, material escolar e produtos de higiene para posterior entrega ao Patronato de S. Filipe.

O Colégio de Santa Teresinha agradece todos os contributos dados, na certeza de que juntos é possível melhorar a vida dos mais necessitados.

Valores como partilha, solidariedade, paz, carinho, apoio, justiça, ajuda, compreensão, tolerância, oração, perdão, renuncia, entre outros, são diariamente trabalhados nos nossos alunos. Pelos caminhos de Deus, somos chamados a viver a sua fé, o seu amor e a grandiosidade dos seus mistérios, acreditando e amando-O de forma incondicional. 

Por admin.colegiosteresinha Em 10/04/2023 15:27

No âmbito da disciplina de português, a turma do 7.ºC participa na biblioteca de turma, desde o 6.º ano de escolaridade. 

Num dos cantinhos da sala, decorado a preceito, faz-se a promoção deste projeto, a fim de estimular o gosto pela leitura.

Para acompanhar os alunos nesta aventura pelos livros, surgiu o Casquinha, a mascote da biblioteca. Presença constante na sala do 7.ºC, este macaquinho simpático promove o livro e a arte de ler.

Neste contexto, os alunos com requisições de livros mais assíduas, recebem prémios, trimestralmente. Parabéns para o Rodrigo Cerqueira que, na ânsia de ler e aprender mais, arrecadou o 1.º lugar. Irá, certamente, recordar os momentos passados na sua biblioteca, quando saborear um chá ou um leitinho quente na sua nova caneca, enquanto lê a próxima aventura.

Parabéns, também, à Inês Ribeiro! Não facilitou a vida aos restantes leitores e, mais uma vez, leva para casa, o segundo prémio. Desta vez, uma engraçada t-shirt do Casquinha! Não há de queixar-se o macaco leitor, de não conhecer os mais belos recantos da ilha que nos acolhe, pois, a nossa premiada irá, com certeza, “vesti-lo” vezes sem conta, nestes dias de calor que se avizinham!

Parabéns, Carlota! Abre a porta dos sonhos, com a chave que o teu novo porta-chaves há de guardar, mas não a voltes a fechar!! Lê e sonha sem parar! Sonha e volta a sonhar!

E, para que a leitura se revista, igualmente, de muita doçura, parabéns ao Francisco Pestana, ao Guilherme e ao Marcos! Que a tablete de chocolate que receberam seja um dos muitos ingredientes com que cozinharão as vossas leituras! Sempre a fogo lento, doces ou salgadas, marcarão, sem dúvida, a vossa aprendizagem e o vosso crescimento!

  Nas “asas da imaginação”, a formar leitores mais competentes e felizes, segue este projeto enriquecedor, tão próximo dos alunos.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 10/04/2023 15:22

A 27 de março, comemora-se o Dia Mundial do Teatro. Esta data não passou despercebida no nosso Colégio e, para honrar a grandeza de uma das expressões mais antigas da arte, os alunos do 5.º e 6.º anos dinamizaram uma apelativa exposição.

Nesta exposição, podemos contemplar trabalhos realizados pelos alunos destes níveis de ensino que se encontram a frequentar a atividade extracurricular de Dramatização.

 Para além de comemorar a efeméride, estes trabalhos homenageiam a figura lendária de Gil Vicente, o “pai” do teatro em Portugal. PALMAS PARA OS ARTISTAS!

Por admin.colegiosteresinha Em 10/04/2023 15:18

As cheias rápidas, os deslizamentos e os desabamentos de terras são os riscos naturais mais relevantes no arquipélago da Madeira. Estes riscos naturais derivam das condições meteorológicas e estão associados, também, às características geomorfológicas do nosso território.

A aluvião de 1803, calamidade que matou centenas de pessoas nos concelhos do Funchal, Machico, Ribeira Brava, Santa Cruz e Calheta, é um dos exemplos destes desastres naturais.

Recentemente, em 2010, o cenário repetiu-se, com menos mortos, é certo, contudo, é importante estarmos cientes de que este é um risco constante para quem vive nesta ilha.

Assim, no âmbito da disciplina de geografia, os alunos do 9.º ano de escolaridade foram convidados a realizar um trabalho sobre os riscos naturais que mais afetam a Região Autónoma da Madeira.

Em grupo, os alunos realizaram uma pesquisa sobre a incidência de riscos naturais por concelho e registaram o número de ocorrências desses fenómenos. A partir desta pesquisa, realizaram um Mapa de Riscos da RAM.

Neste trabalho, é possível ainda observar a exploração sobre as causas dos fenómenos considerados de risco, as suas consequências e a determinação de possíveis soluções de resposta aos riscos, bem como à sua inibição.

Os trabalhos encontram-se expostos no terceiro andar do Colégio, informando toda a comunidade educativa e sensibilizando-a para os riscos naturais na Região Autónoma da Madeira. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 10/04/2023 15:13

Mais uma vez a tradição é cumprida e, no âmbito das disciplinas de português e de história, os alunos do 9.º ano de escolaridade fizeram uma visita de estudo à Assembleia Legislativa Regional.

A visita de estudo foi competentemente guiada pela Dr. Maria do Carmo Jesus, que contextualizou, do ponto de vista histórico, o edifício da atual Assembleia Legislativa Regional. Assim sendo, referiu as funções desta Assembleia no âmbito da autonomia da região e explicou pormenorizadamente os trabalhos desenvolvidos pelos deputados nas Comissões Parlamentares, mas, também, em plenário, no hemiciclo.

O entusiamo foi notório quando os alunos, no hemiciclo, se sentaram no lugar dos deputados e, desta forma, a visita foi finalizada.

Faz parte da formação integral de qualquer aluno perceber o funcionamento dos principais órgãos políticos, especialmente deste onde os cidadãos estão verdadeiramente representados.

 Para o próximo ano, há mais!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 10/04/2023 15:05

A estimular o gosto pela leitura do poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões, e pelo desenho gráfico, as disciplinas de português e de educação visual operacionalizaram junto dos alunos de nono ano dois projetos bem aliciantes.

Depois da leitura do episódio lírico “Inês de Castro” e da composição de versos criativos na aula de português, os alunos recriaram o fim trágico da história de amores de D. Pedro I e D. Inês de Castro na aula de educação visual, sob o tema “A perspetiva no assassinato de D. Inês de Castro”.

Aquando do estudo do episódio mitológico “O Adamastor”, os alunos foram, de novo, motivados para a sua recriação na aula de educação visual, surgindo o projeto “O Temível Gigante Adamastor”. Desta forma, consolidou-se o domínio da educação literária, de forma crítica e criativa.

Na INTERDISCIPLINARIDADE, acredita-se formar alunos mais competentes e empreendedores, com vontade de APRENDER e partilhar.

 

Por admin.colegiosteresinha Em 10/04/2023 14:58

Entre 6 a 10 de março, uma galeria de trabalhos dos alunos de 8.º ano sobre o percurso da terna “Boa Mãe” esteve em exibição no terceiro andar do colégio. Muitos foram os acontecimentos significativos da vida da Irmã Maria de São Francisco Wilson partilhados em cartazes: a fundação de um dispensário e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, a abertura de escolas no Porto Moniz e em Santana, a ida para o Lazareto para tratar dos doentes com varíola, entre tantos outros. Este projeto partiu da disciplina de Geografia que, com o intuito de desenvolver o pensamento crítico e criativo dos alunos, motivou, em grupo, para a sua operacionalização em sala de aula. Neste sentido, os alunos, com o exemplo de caridade da Venerável Irmã Wilson, observaram a influência da religião na identidade cultural de um povo.

Na senda das virtudes da admirável Irmã, também se trabalhou nas disciplinas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e de Português, à luz do projeto «Ao colo da “Boa Mãe”». Dos versos compostos na aula de português sobre uma das virtudes da Irmã Wilson, desenharam e pintaram. Uns criaram uma poesia visual, outros ilustraram palavras e versos, glorificando a sempre amiga Irmã.

Assim, cooperativamente, homenageou-se, uma vez mais, a grandeza da IRMÃ WILSON que tanto fez pela Madeira, na educação, na saúde e na religião. E palavras aqui mais houvesse para agradecer a sua GENEROSIDADE… 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 10/04/2023 14:34

No âmbito das disciplinas de educação visual e de história, os alunos do 7.º ano de escolaridade fizeram uma visita de estudo à Casa-Museu Frederico de Freitas.

Foi com muita satisfação que os docentes perceberam o quanto os alunos acharam a visita interessante e mostraram curiosidade pelo enorme espólio de peças decorativas deixadas à Região Autónoma da Madeira pelo Dr. Frederico de Freitas.

O Dr. Frederico de Freitas (1894-1978), advogado, notário e colecionador, viveu nesta casa durante 40 anos; contudo, anteriormente, a casa pertenceu aos Condes da Calçada e a sua construção inicial data do século XVII.

Ao longo de muitos anos, este colecionador foi arrecadando várias peças decorativas, tais como contadores, pianos, imagens religiosas, mobiliário, pinturas, azulejos, entre outras vindas de diversos cantos do mundo.

Hoje, parte desta coleção pode ser visitada na, então, criada Casa-Museu, permitindo não só uma viagem no tempo, mas também uma viagem pelo mundo.

Por admin.colegiosteresinha Em 12/03/2023 19:26

No Pólo de Leitura da Penteada, a 7 de março, realizou-se a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura (CNL), dirigida aos participantes do primeiro ciclo. Em concurso, estiveram dez alunos das escolas do concelho do Funchal, sob o olhar atento de três personalidades madeirenses da área da educação.

Tendo por base a obra de José Fanha – A namorada japonesa do meu avô, aferiu-se o talento dos participantes em provas de leitura expressiva, de escrita e de interpretação.

E foi nessa festa da leitura que o engenho da pequena Isabel Silva do quarto ano do Colégio de Santa Teresinha foi reconhecido com o primeiro lugar, apurando-se para a fase regional do CNL a 27 de abril, no auditório da Direção Regional de Arquivo e Biblioteca da Madeira. A sua determinação, aliada ao trabalho diário de leitura, escrita e reescrita, fez a diferença.

 Pelo sonho, nas asas da leitura, caminha a linda Isabel. Muitos parabéns! Determinação na Regional!

 


 

 

 

 

Notícias

Minimizar
Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.
© 2024 Colégio Santa Teresinha