sexta-feira, novembro 27, 2020

Text/HTML

Minimizar

 

Horário de atendimento

Minimizar

A psicóloga estará presente no gabinete, situado no 2.º piso ao lado da reprografia dos professores, nos seguintes dias e nas horas apresentadas:

  • 2.ª feira a 5.ª feira - 8h55m às 13h20

  • 2.ª feira - 14h15 às 16h00m

  • 3.ª feira - 14h15 às 16h45m

Preparação para os testes de avaliação

Minimizar

A preparação para os testes passa por três fases:

  • Antes dos testes de avaliação;
  • Durante os testes de avaliação;
  • Após os testes de avaliação.

 

1.ª Fase - Antes dos testes de avaliação

É importante prepares os testes com antecedência, seguem-se algumas dicas:

  • Ver quantos dias/semanas faltam para o teste e qual a matéria que vai sair;
  • Fazer um calendário de estudo, distribuindo a matéria pelos dias, não esquecendo de deixar um ou dois dias destinados a um revisão global;
  • No dia anterior ao teste é destinado a uma revisão global, através da leitura dos sublinhados, esquemas e resumos feitos nas sessões de estudo anteriores, não esquecendo uma autoavaliação das aprendizagens feitas, por exemplo elaborando perguntas que poderão aparecer no teste e tentando dar-lhes resposta.

Há alunos que aproveitam os mais pequeninos intervalos para fazer uma última revisão, no próprio dia do teste. Precisam de compreender que isso só faz aumentar a ansiedade e diminuir as suas capacidades de resposta ao teste.

 

Sugerem-se algumas técnicas de revisões da matéria:

  • A leitura dos sublinhados, esquemas e resumos feitos anteriormente;
  • A elaboração de questões sobre a matéria, pararelamente ao estudo, às quais deverás responder no fim; será uma forma de autoavaliar a tua aprendizagem e de verificar os pontos ainda a necessitar de mais estudo;
  • A anotação das dúvidas e o recurso aos materiais escolares, a familiares, a amigos ou ao professor, para as resolver.

 

2.ª Fase - Durante os testes de avaliação

Durante o teste deves conduzir o teu pensamento num sentido positivo de crescimento de autoconfiança, pensando em aspetos tais como:

  • Fiz uma boa preparação para o teste;
  • Fiz uma autoavaliação cuidada dos conhecimentos que adquiri;
  • Tirei as minhas dúvidas e consegui resolver exercícios com essas matérias.

 

Indicações para o dia do teste:

  • Chegar a horas ao teste. Não te esqueças de levar todo o material necessário;
  • Presta muita atenção a todas as indicações que o professor der. Elas podem ajudar-te a orientar as tuas respostas. Se tiveres alguma dúvida, pede esclarecimentos ao professor;
  • Antes de começares a responder, lê atentamente todo o teste. Assim podes controlar melhor o teu tempo. Se te surgirem dúvidas esclarece-as junto do professor;
  • Começa pelas perguntas mais fáceis, sempre pensando que estudaste e és capaz. Não te esqueças de escrever com letra legível;
  • Faz um pequeno esquema da resposta, para ela ser mais organizada. Concentra-te no que é essencial. Não “inventes”;
  • Vai controlando o tempo ao longo do teste, mas sem estares sempre aflito com o relógio;
  • Quando terminares lê o teste com atenção. Se for preciso, faz as correções necessárias. Tem cuidado com a ortografia também;
  • Entrega o teste ao professor e, se estudaste, espera pelo resultado com confiança. Afinal, és capaz.

 

3.ª Fase - Após os testes de avaliação


Depois de realizares o teste é importante compreenderes as razões que te levaram ao insucesso, de modo a encontrares caminhos alternativos.

 

Nota:

  • Apresentamos, de seguida, uma grelha que te permite efetuar a marcação dos testes. Preenche a Ficha: Marcação dos testes de avaliação;
  • Na ficha Estratégias para a realização de testes de avaliação, poderás encontrar de forma sistematizada as palavras mais frequentemente utilizadas nos testes e que causam problemas de descodificação por parte dos alunos. Com base nesta ficha poderás compreender o que se pretende em cada questão;
  • Antes de iniciares o estudo, deverás fazer um plano de estudo que te permite preparar para o teste de avaliação em questão. (Ficha: Plano de revisões para o teste de avaliação). Apresentamos também um exemplar preenchido, para que possa te servir de exemplo (Ficha: Plano de Revisões para o  teste de Inglês);
  • Por fim, através da ficha Autoavaliação da realização do teste, poderás compreender as razões do insucesso. Deverás preenchê-la no sentido de transformar os fracassos em oportunidades de aprendizagem e, desta forma, analisar o tipo de erros que cometeste na realização do teste e encontrar uma estratégia de resolução.


CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia